Ações para proteção do estabelecimento e serviços podem garantir uma melhor experiência para os clientes
No mês que celebra o Dia do Cliente, os comércios buscam investir em ações promocionais para atrair a atenção dos consumidores. Além disso, de acordo com pesquisa da Salesforce, 88% dos consumidores afirmam que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos ou serviços. Neste cenário, a Verisure, referência em alarmes monitorados na Europa e no Brasil, ressalta a importância dos empreendedores também investirem em medidas de segurança para seus estabelecimentos.
“Um levantamento da GoDaddy mostrou que 52% das pequenas empresas no Brasil começaram a operar nos últimos 5 anos, ou seja, mais da metade está em um processo em que busca se estabilizar no mercado e garantir a fidelização dos clientes. Sabemos o quanto pequenas e médias empresas estão expostas a ameaças como invasões, roubos ou ataques cibernéticos que podem comprometer o futuro do negócio. Por isso, é crucial que as PMEs adotem medidas proativas para proteger seus estabelecimentos e criar um ambiente seguro para o momento da compra”, aponta Henrique Dal Bo Chimara, diretor de operações da Verisure no Brasil.
De acordo com o Barômetro de Segurança da Verisure, 4.065 estabelecimentos comerciais foram alvo de invasões durante o primeiro semestre de 2023. A Verisure compartilha algumas dicas para os empreendedores que desejam investir na segurança de seus estabelecimentos:
- Trocar as fechaduras ou cadeados do estabelecimento comercial regularmente: com o uso excessivo, as fechaduras podem se desgastar e se tornar um ponto frágil na segurança de um estabelecimento ou escritório comercial. É essencial trocá-las, cerca de uma vez ao ano, para manter o maior nível de segurança possível.
- Investimento em boa iluminação: uma prática simples para evitar a entrada de invasores é contar uma iluminação adequada, tanto dentro quanto fora do estabelecimento. Os empreendedores também devem se certificar de que as áreas externas sejam bem iluminadas durante a noite. De acordo com o Barômetro, o período da madrugada, entre às 4h e às 6h, é o mais escolhido pelos criminosos para tentar invadir os comércios.
- Treinamento de funcionários: o fator humano é sempre um aspecto fundamental quando se trata de segurança. Os donos de estabelecimentos como lojas, restaurantes e farmácias, que recebem um grande fluxo de clientes ao longo do dia, podem organizar treinamentos regulares para conscientizar os funcionários sobre as melhores práticas para lidar com incidentes como tentativas de roubo.
- Apenas pessoas autorizadas devem ter acesso ao sistema de segurança: uma vez que este é um dispositivo de grande responsabilidade e que envolve toda a segurança do estabelecimento, apenas alguns funcionários devem manejar a ativação do sistema de alarme. Também é possível implementar políticas de controle ao criar áreas restritas para circulação única de colaboradores autorizados.
- Priorizar também a segurança cibernética: indo além da instalação de sistemas de segurança física, como alarmes e sistemas de monitoramento, os empreendedores também precisam estar atentos às ameaças virtuais. As empresas devem contar com soluções para segurança de dados e informações confidenciais, visto que os aparelhos disponíveis no estabelecimento também podem ser violados de maneira física ou remota. É importante ter softwares antivírus atualizados e sistemas de autenticação de duplo fator para o acesso aos sistemas.
Utilizado como ferramenta de acompanhamento da companhia, que compila os dados sobre os dias e horários em que a Central de Monitoramento de Alarmes recebe mais alertas e detecta tentativas de invasões em clientes nas capitais onde atua.
Sobre a Verisure
A Verisure é líder em soluções de alarmes monitorados na Europa e no Brasil. A empresa possui 5 milhões de clientes e 30 mil colaboradores nos 17 países da Europa e América Latina. Em 2011, a Verisure chegou ao Brasil, iniciando suas operações com o mesmo padrão de qualidade do grupo multinacional a que pertence, na prestação de serviços e investimento em inovação tecnológica. Desde então, tem expandido suas atividades para vários estados do Brasil. Hoje, a empresa atua em 10 estados e no Distrito Federal, que contam com monitoramento 24/7 e quase 3.000 colaboradores dedicados à proteção dos clientes. Saiba mais sobre a Verisure.