Com o mercado de apostas ainda não regulamentado no Brasil e polêmicas envolvendo jogos como o “jogo do Tigrinho”, os brasileiros não confiam inteiramente em influenciadores digitais para indicações sobre casas de apostas.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido do Aposta Legal Brasil, 67% dos entrevistados que não seguem influenciadores ligados ao nicho de apostas não confiam nas recomendações de casas de apostas.
Entre os entrevistados que acompanham influenciadores que falam de apostas, apenas 21% disseram confiar nas indicações, com 34% se mantendo neutros.
Apesar desse dado, a pesquisa aponta que metade dos entrevistados que apostam escolheram a casa de apostas por indicação de influenciadores digitais.
Percepção Dos Consumidores
A pesquisa foi realizada com 516 consumidores de todo o Brasil, considerando apenas pessoas que seguem algum influenciador em redes sociais.
Os dados apurados mostram uma percepção de insegurança do consumidor brasileiro em relação a indicações feitas por influenciadores digitais em relação ao mercado de apostas.
Entre quem não segue perfis do nicho, 57% afirmaram não se sentir “nada seguros” em utilizar esses serviços por recomendação dos influenciadores. Dentre os que consomem esse tipo de conteúdo, 25% disseram confiar nas recomendações.
A desconfiança é ainda maior no caso de influenciadores que possuem patrocínio de casas de apostas. 81% dos entrevistados consideram que existe manipulação por parte dos influencers neste caso.
O levantamento ainda aponta que 43% dos entrevistados concordam que influenciadores digitais que estão associados a casas de apostas esportivas, cassinos online ou mines perdem a sua credibilidade.
Utilização De Casas De Apostas
A pesquisa aponta que metade dos entrevistados nunca utilizaram alguma casa de apostas online, cassino online ou jogos.
Dentre os que utilizaram, 49% afirmaram que começaram a utilizar o site ou aplicativo por influência de algum influenciador digital. As casas de apostas mais citadas foram Bet365, Betano e Blazer.
- Nunca utilizei: 54%
- Bet365: 24%
- Betano: 21%
- Blaze: 15%
- 1Bet: 9%
- Sportingbet: 8%
- EstrelaBet: 7%
- Betfair: 7%
- BetWay: 4%
Fraudes Ou Polêmicas
Em meio a casos de manipulação de resultados no futebol e a popularização de jogos online investigados por esquema de pirâmide, o envolvimento de um influenciador em algum tipo de fraude ou polêmica é motivo de unfollow para 77% dos entrevistados.
De acordo com a pesquisa, 65% dos brasileiros estão acompanhando as notícias sobre os esquemas de fraudes envolvendo casas de apostas esportivas, cassinos online ou mines e os influenciadores digitais.
Entre eles, 74% acreditam que essas notícias afetam a reputação dos influenciadores digitais.
Na avaliação de 71% dos brasileiros consultados pela pesquisa, os influenciadores digitais têm responsabilidade em informar os seguidores da importância de jogar com responsabilidade nas casas de apostas esportivas, cassinos online ou mines.