À medida que a temporada festiva se aproxima, as empresas se deparam com o desafio de enviar encomendas de Natal de forma eficiente, mantendo os custos sob controle. Isso porque a demanda aumenta muito nos últimos meses do ano. Segundo a pesquisa ME Envia 2023, produzida pela logtech de intermediação de fretes para o comércio online, Melhor Envio, dezembro foi o segundo mês que as empresas mais enviaram pedidos em 2022, ficando atrás apenas de novembro, período em que acontece a Black Friday. Com o grande movimento sazonal, encontrar maneiras eficientes de enviar pedidos de forma econômica e eficiente torna-se crucial.
Para Pedro Baron, Diretor do Melhor Envio, uma logística bem planejada pode não apenas garantir a satisfação dos clientes, mas também preservar a saúde financeira da empresa: “Um planejamento cuidadoso e a busca por eficiências em todos os estágios da cadeia de suprimentos são essenciais para superar os desafios sazonais e garantir um fim de ano tranquilo para todos, seja lojista ou consumidor”.
Dito isso, o especialista revela 5 estratégias que as empresas podem adotar para otimizar o processo de envio durante o Natal. Confira:
- Oferecer diferentes tipos de entrega aos clientes
Proporcionar opções de entrega diversificadas permite que os clientes escolham o método que melhor se adequa às suas necessidades e orçamento. Desde envios expressos até opções econômicas, oferecer variedade pode atrair diferentes perfis de consumidores. Na Black Friday de 2022, por exemplo, 52% dos lojistas do Melhor Envio optaram pelo frete expresso ao econômico. Isso porque muitas pessoas precisam do item em uma data específica e não se importam em pagar um pouco mais para receber o produto em poucos dias. No entanto, há também quem não se importe de esperar pela chegada da encomenda e prefira a opção mais barata. Por isso, a dica é deixar que o consumidor escolha a opção mais vantajosa para o seu perfil.
- Promover descontos para os destinos onde o frete é mais barato
Ao identificar regiões ou destinos com tarifas de frete mais acessíveis, as empresas podem incentivar as compras nesses locais por meio de descontos especiais. Isso não apenas atrai clientes, mas também otimiza os custos de envio. Por meio do Melhor Envio, além de fazer a comparação de preços na Calculadora de Fretes, o lojista tem uma plataforma de gestão logística completa, que facilita a avaliação de custos com as entregas, levantamento das regiões onde os gastos foram maiores ou menores e outras informações essenciais para o planejamento estratégico do negócio.
- Garantir a compra de embalagens ideais e demais insumos usados no envio
Investir em embalagens adequadas e outros insumos essenciais para o envio é de suma importância para proteger os produtos durante o transporte. Essa estratégia diminui os custos consequentes de pedidos de troca ou devolução por acontecimentos inoportunos durante a viagem, como a quebra de um item. Comprar esses insumos com antecipação e em maiores quantidades pode garantir preços mais atrativos com os fornecedores.
Além disso, o tamanho apropriado da embalagem é fundamental. Simplificando, o cálculo de frete é baseado em CEPs de origem e destino, dimensões (AxLxP) e peso. Logo, as caixas escolhidas devem ter o tamanho ideal para cada produto, de forma que garanta a integridade dos itens – que devem chegar em boas condições – mas sem ser maior ou mais pesada que o necessário (o que resultaria em custos extras). Uma caixa muito grande, mesmo que leve, vai aumentar o frete, por exemplo.
- Custos com avarias/atrasos/erros de pedidos
Se você acredita que a única forma de aumentar os lucros da sua loja online é vendendo mais, eu lamento informar, mas isso não é verdade. A prevenção de perdas na logística é tão importante quanto o volume de vendas na hora de melhorar o faturamento no e-commerce. Nesse sentido, o primeiro passo é realizar um mapeamento das perdas mais frequentes do seu e-commerce e verificar quais delas podem ser evitadas, como atrasos, avarias, erros de pedidos, ineficiência na gestão de estoque, sinistros, etc.
Estar ciente dos custos potenciais relacionados a avarias, atrasos ou erros de pedidos é fundamental. Implementar políticas eficazes de gestão de qualidade e investir em sistemas de rastreamento, como na ferramenta gratuita Melhor Rastreio, podem minimizar esses custos, garantindo uma operação de envio mais eficiente.
- Esteja ciente de possíveis trocas ou devoluções
A logística reversa é o caminho de volta que um produto faz no processo de compras pela internet, ou seja, do consumidor para o e-commerce. Esse procedimento pode acontecer por diferentes motivos, sendo que os mais frequentes são os casos de devolução ou troca de mercadorias.
É importante lembrar que esse é um direito do cliente, garantido por lei. O Código de Defesa do Consumidor prevê que clientes tem até sete dias após o recebimento da encomenda para solicitar a troca ou a devolução do produto. Mas, além de estar por dentro da legislação, oferecer um processo simples e bem definido de logística reversa tem papel decisivo na experiência do usuário no e-commerce.
Afinal, no comércio eletrônico, a venda não acaba com a entrega do item no endereço do destinatário. O posicionamento da loja virtual em possíveis problemas é determinante para definir a satisfação do cliente.
“Ao adotar essas estratégias, as empresas podem não apenas otimizar o processo de envio durante a temporada de Natal, mas também proporcionar uma experiência mais satisfatória aos clientes. A flexibilidade nas opções de entrega, a gestão inteligente dos custos de frete e a preparação para desafios comuns associados ao envio de produtos durante a época festiva são essenciais para garantir o sucesso nesse período crucial do ano”, finaliza Baron.