“à vontade” seu livro de estreia está à venda e uma segunda obra já está a caminho
Flavia Lamary é múltipla. Aos 37 anos é poeta estreante, um dos muitos títulos que acumula. Seu primeiro livro, “à vontade” , foi lançado em dezembro de 2023, enquanto escrevia sua segunda obra. Mas poeta é só uma das facetas dessa arquiteta mineira, especialista em gestão de projetos e design de comportamento.
Seus livros são escritos no silêncio da madrugada, já que durante o dia está à frente do projeto de expansão de uma das maiores drogarias do país, cuidando desde a viabilidade do terreno até a entrega do ponto.
Flávia é poeta estreante, mas seu olhar delicado e crítico vem sendo construído ao longo de muitos anos. “Escrevia muitos poemas quando criança e adolescente. Inclusive, falava então que seria poeta, para o desespero da minha mãe “, conta ela. “Acabei exercitando outros lugares da poesia com o design e a arquitetura. Mas duas coisas me retornaram para os poemas. Primeiro, a Ana Martins Marques que me arrebatou com seu “livro das semelhanças”. Depois, há alguns poucos anos, percebi que anotava muitas coisas, mas nada sobre mim. Estava me perdendo”,
completa. Foi então que redescobriu uma nova forma de perceber o mundo, que a leva a lugares que não chega de outra forma. Para Flávia, a poesia não traduz a emoção. Ela é em si a forma, o processo, de sentir.
Sobre “à vontade”
Em seu livro, Flávia compartilha poemas que retratam do trivial dos dias comuns ao resgate da própria história, no percurso de se fazer confortável e repleta de si. A coletânea resulta do reencontro da autora com a poesia e do acolhimento de grandes mulheres poetas.
É um livro com o qual é fácil se conectar. A fazenda, a cidade, a infância, a vida adulta. O que pode ser pequeno é imenso. No lugar de entregar sentidos fechados, as poesias abrem possibilidades. “Flávia percorre a palavra com mãos que percebem cada nervura. Aprecia e escreve. Sobre a poesia em si, as memórias, o tempo. Sem cair nas obviedades ou nas receitas prontas. Ela se atrasou no nosso primeiro encontro, penso agora, como demorou para admitir aquilo que já era grito: Flávia é poeta. A menina percorre, assim, as páginas seguintes com a força de quem já é. Mulher, poeta, escritora.”, fala a escritora Ana Holanda, que assina o prefácio.
“Há alguns anos vivi uma transição importante na minha vida pessoal e na terapia um dia falei sobre o quanto não me sentia “à vontade”, como se estivesse tímida. E ali descobri que não era sobre timidez e sim sobre desejo, vontade mesmo. Guardei esse termo no coração. Resgatei essa lembrança quando fui pensar no título do livro, que só existe por esse trabalho de fazer as pazes comigo e meus desejos” finaliza Flavia Lamary.
Serviço
à vontade
R$69,00
Autor: Flávia Lamary
Páginas 96
Formato 2 x 14 x 20 cm
Peso : 200 gramas
ISBN 9786589792253