De onde ir para almoçar até a compra de um imóvel, necessidades e preferências dos pequenos são determinantes para o pequenos e os grandes investimentos das famílias
Pesquisa realizada pela InterScience mostra que 8 em cada 10 crianças brasileiras influenciam as decisões de compra de uma família. O levantamento também mostra que quanto mais elas crescem, maior é o poder de influenciar os pais e responsáveis. Na faixa de zero a 6 anos, 14% dos adultos ouvidos dizem que o que os filhos pedem tem papel decisivo. O percentual sobe para 18%, para crianças de 7 a 10 anos e para 32% entre 11 e 13 anos.
E essa interferência dos pequenos não se restringe somente às compras do dia a dia, como roupas ou a que restaurante ir, atinge também grandes investimentos como a aquisição de um imóvel. A publicitária e empresária Tauhana Porto é um exemplo de mãe que admite que os filhos influenciam muito nas suas decisões de compra. Mãe do Davi (8 anos) e da Sarah (5 anos), ela conta que sentiu a necessidade de se mudar para um imóvel mais completo e maior, ainda em 2016, quando tinha apenas um filho, que ainda era bem pequeno. A família cresceu e a necessidade de um espaço maior foi inevitável, e Tauhana também já pensava nas necessidades do mais velho, que em breve estaria indo para escola.
“Antes morávamos em uma casa e queríamos mudar para um apartamento que tivesse uma área de lazer mais completa, para oferecer uma melhor infraestrutura para nossos filhos aproveitarem. Outro detalhe que eu e meu marido levamos em conta, também pensando no melhor para as crianças, foi a necessidade de uma localização estratégica, de fácil acesso, próxima à minha família, que é minha rede de apoio, e de todos os serviços que eu precisasse: escola, shopping, consultórios e outros”, lembra.
O imóvel com tais especificações encontrado por Tauhana Porto e o marido foi o Parque Ibirapuera, residencial que integra o complexo Europark, no Parque Lozandes, região sudeste de Goiânia. A publicitária relata que o que mais lhe chamou atenção na época em que conheceu o condomínio onde mora atualmente foi a sua área de lazer, que além quadras poliesportivas, piscinas, sala de jogos, academia e outros itens, conta ainda com um parque privativo de mais de 7 mil metros quadrados. “Hoje o espaço que meus filhos mais usam no condomínio é o parquinho. Mas o parque, que terá quadras e outros itens para lazer e práticas esportivas, irá trazer, tenho certeza, uma sensação de liberdade e segurança muito grande. Isso, para a qualidade de vida no dia a dia, é tudo”, destaca.
Prioridade
O gerente comercial e de marketing da Euro Incorporações, Henrique Campelo, afirma que essa influência das crianças na decisão dos pais é mais comum do que se imagina. “É fato que atender às necessidades das crianças é sempre uma prioridade dos pais. Um levantamento realizado por nossa empresa revelou que grande parte dos nossos clientes são famílias com filhos, ou seja, um público busca melhor conforto, infraestrutura e boa localização para facilitar o dia a dia”, explica.
De acordo com o levantamento citado por Henrique, dos consumidores que buscaram um imóvel junto à Euro Incorporações em 2022 e 2023, mais de 70% tinha entre 1 e 3 filhos; 24% ainda não tinha, mas gostaria de ter; e somente 5% alegaram que não querem ter filhos. Ainda segundo o levantamento interno, para 40% dos clientes ouvidos, a previsão de um parque privativo no projeto do Europark foi determinante para a compra do imóvel. “Cada condomínio que faz parte do complexo já possui uma área de lazer bem completa com quadras, piscinas, brinquedoteca, salões de festas, churrasqueira, etc. Mas percebemos que o parque de 7 mil m² foi o grande plus do empreendimento”, ressalta Henrique. No parque privativo, que poderá ser utilizado pelos moradores de todos os prédios do Europark, com acesso por biometria, haverá espelhos d’água, gazebos, quadras de esporte, estações de ginástica, entre outras atrações.