A busca pelo crescimento corporativo em meio a uma forte concorrência traz a necessidade de conhecimentos e técnicas capazes de resolver dificuldades comuns aos empreendedores. Entre os desafios, podem ser citados o aumento do faturamento e do lucro.
Esse desenvolvimento depende do aumento das vendas, mas também de ações direcionadas a objetivos. De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, o empreendedor deve se preocupar com a expansão dos negócios, mas sem abrir mão da qualidade. “Para conseguir resultados satisfatórios, um bom planejamento aliado a metas realistas deve ajudar. Essas metas funcionam como um norte para as próximas ações”, revela.
Com metas estabelecidas, o empresário precisa promover o crescimento das vendas, a fim de obter uma maior entrada de receita. Se a precificação estiver correta, o lucro líquido também deve aumentar. E esses objetivos podem ser alcançados por meio de três linhas gerais, segundo o especialista Rica Mello, que compreende em vender para novos clientes, vender mais para os mesmos clientes e vender produtos de maior valor agregado.
Vender para novos clientes: aumentar a carteira de clientes é uma opção bastante explorada quando se trata de expansão de negócios. Para isso, é preciso não só buscar novos clientes dentro de um mercado já trabalhado, mas também considerar novas geografias e segmentos.
Para buscar esses novos clientes, vale entender quais necessidades não são atendidas por outras empresas, além de investir em marketing para se destacar da concorrência.
Vender mais produtos para clientes atuais: uma estratégia eficaz para crescimento é a maximização do relacionamento com os clientes existentes. “Custa muito mais conquistar um cliente novo do que manter um atual”, destaca Rica Mello, sobre a importância de manter os consumidores fiéis à sua empresa.
Portanto, oferecer itens relacionados ao produto comprado e buscar maneiras criativas de oferta, como kits e pacotes, podem aumentar consideravelmente o ticket médio e, consequentemente, ampliar o faturamento. Essa iniciativa requer uma força de vendas muito bem treinada, capaz de identificar oportunidades e propor ofertas atraentes.
Vender produtos de maior valor agregado: a capacidade de vender produtos de maior valor agregado é um diferencial estratégico. Neste caso, a empresa deve identificar os diferenciais do produto em relação à concorrência, como uma matéria-prima especial, uma embalagem mais trabalhada, ou alguma outra característica que traga benefícios ao cliente.
Para essa possibilidade, o time de vendas deve estar ainda mais bem treinado e preparado. O cliente precisa perceber de maneira clara o valor a mais no produto para que esteja disposto a pagar a mais.
Com essas estratégias, é possível aumentar as vendas e promover um crescimento real da empresa. Rica Mello ressalta que, em qualquer um dos métodos, o empreendedor deve contar com um bom planejamento, definindo o que deve ser feito a curto e médio prazo, e estar pronto para corrigir os erros quando necessário.