O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores varejistas do setor alimentício do País e a maior do Norte e Nordeste, divulgou recentemente seu balanço referente ao 4T23. Durante o período, o Grupo alcançou um marco significativo ao registrar um recorde de receita bruta, atingindo a marca de R$ 8,5 bilhões. Observou-se também uma melhora substancial na performance das mesmas lojas, com um aumento de 4,3% para 8,8% em relação ao trimestre anterior. O trabalho contínuo de otimização do capital de giro resultou em uma melhora significativa de 9 dias em comparação ao trimestre anterior, com destaque para a linha de fornecedores, que avançou 11 dias.
A dedicação ao plano de expansão do Grupo se refletiu na abertura de 11 atacarejos durante o trimestre, incluindo as primeiras lojas em Recife e Olinda, marcando presença em 7 das 9 capitais do Nordeste. Além disso, um novo supermercado foi inaugurado em São Luís, demonstrando o potencial de crescimento mesmo em regiões já consolidadas.
Com relação aos números, no quarto trimestre de 2023, o lucro líquido, excluindo efeitos não recorrentes, registrou um impressionante crescimento de 61,1%, atingindo a marca de R$ 332,0 milhões, com uma margem EBITDA de 7,5% e um ciclo de caixa de 77 dias. Com receita líquida de R$ 7,5 bilhões e um crescimento de 24,4%, o Grupo manteve uma margem bruta de 21,8% neste período.
O lucro bruto do trimestre alcançou R$ 1,6 bilhão, representando um avanço de 27,8%, enquanto as despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, equivalente a 15,1% da receita líquida do período. O indicador Dívida Líquida/EBITDA foi de 0,3x ao final de 2023, demonstrando solidez financeira, com um saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.
A empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de suas operações, mantendo um olhar atento às oportunidades de expansão e ao compromisso com a rentabilidade e geração de valor a todas as partes envolvidas.
Lojas da Nova Regional atingem margem EBITDA de 6,8% no 4T23
A Companhia teve no 4T23 um período marcante para sua expansão, com a abertura de doze novas lojas, sendo 11 atacarejos e 1 varejo. Com foco em Pernambuco, foram inauguradas seis lojas de atacarejo, sendo três em Recife, duas em Olinda e uma em Paulista. Além disso, houve expansão em Maceió, com a abertura de dois atacarejos, e inaugurações em Patos (PB), Nossa Senhora da Glória (SE) e São Luís (MA).
No mesmo trimestre, as lojas da nova regional com mais de 13 meses de operação apresentaram avanço na margem EBITDA, com melhora de 1,2 p.p, totalizando 6,8%. Considerando o conceito pré-IFRS, a melhora foi de 1,4 p.p.
Durante o 4T23, as lojas em maturação corresponderam a 60% da receita bruta total da Companhia, evidenciando o sucesso do plano de crescimento. Para o ano de 2024, estão previstas inaugurações na Regional Nordeste e no Maranhão, mantendo o foco no crescimento aliado à rentabilidade e nas melhorias do capital de giro, visando gerar valor para colaboradores, acionistas e parceiros.
Sobre o Grupo Mateus
Com atuação expressiva no Norte e Nordeste do país, o Grupo Mateus é uma rede brasileira de varejo alimentício. Com uma equipe de mais de 50 mil colaboradores, divididos entre os centros de distribuição, área de logística e as lojas, a empresa atua no mercado brasileiro com frentes de atacarejo, varejo, móveis, eletrodomésticos e conveniência, além do e-commerce, onde os clientes podem encontrar os produtos de todos os serviços do grupo. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa também conta com marcas próprias de panificação, pizza e embutidos.