Assessoria de imprensa digital aparece como uma das fortes tendências para o marketing digital no próximo ano
O marketing digital é um setor em constante evolução. Em 2023, muitas novidades chegaram e trouxeram para as agências ideias que poderiam mudar a forma de se comunicar e de se posicionar no mercado. Com poucos meses para a chegada de 2024, o mesmo acontece e já é possível ver as novas tendências dominando os holofotes.
Em eventos voltados para o marketing digital, por exemplo, elas já são o assunto mais comentado e estão cada vez mais adaptadas às mudanças da sociedade. Para quem dirige uma agência de SEO ou trabalha com outra área da comunicação, estar por dentro dessas novidades é essencial para se destacar e ter sucesso nos negócios.
Entre as tendências para o próximo ano, há ideias estratégicas que marcam uma maior aproximação com a inteligência artificial e chatbots, trazem uma linguagem mais humana, adotam conteúdos leves e apostam na análise de dados.
Além disso, existe ainda outra tendência que deve revolucionar a forma como toda empresa de assessoria de imprensa atua no mercado. Em 2024, esse setor continua ganhando um viés mais tecnológico e se une ao marketing digital, trazendo novas estratégias que podem contribuir na construção da reputação, visibilidade e credibilidade de muitas marcas no mercado.
Assessoria de imprensa digital
Ao contratar uma assessoria de imprensa encontram-se três pilares: estratégia, conteúdo e relacionamento. Mas em 2024 essa área ganha mais um braço que é o conhecimento digital. Os materiais que originalmente eram produzidos para serem vinculados na mídia tradicional também podem ser usados para o ambiente digital e potencializar os resultados do trabalho desempenhado pelos assessores.
A ideia é desenvolver conteúdos que tragam menções on-line, referências e links que abordem o trabalho e nome do cliente, para publicá-los em outras páginas na internet. Para isso, uma das táticas usadas vem do marketing digital, o chamado link building. Essa estratégia tem como objetivo conquistar backlinks de qualidade em outros sites, preferencialmente aqueles considerados autoridades no assunto.
Assim, a assessoria de imprensa digital leva conteúdos informativos e jornalísticos com links para outros portais, visando aumentar o tráfego, promover a marca e potencializar o ganho de autoridade no ambiente on-line.
Inteligência artificial e chatbots
Nos últimos anos, muito se falou sobre inteligência artificial (IA) e uso de chatbots. As duas tecnologias chegaram com a proposta de trazer uma linguagem mais tecnológica, prática e automatizada dos processos no marketing digital.
Em 2024, essas inovações continuarão marcando presença em agências e empresas da área. A inteligência artificial, por exemplo, possibilita a criação de anúncios personalizados e direcionados, aumentando a efetividade de muitas campanhas no setor.
Além disso, as IA também podem ser usadas para identificar padrões de comportamento dos consumidores, favorecendo a criação de estratégias mais assertivas. As possibilidades de uso dessa tecnologia são inúmeras.
Os chatbots são alimentados por inteligência artificial e aprendizado de máquina e têm se mostrado mais inteligentes, oferecendo um suporte instantâneo e personalizado aos usuários.
Em uma sociedade acelerada, o uso de tecnologias como essas pode favorecer a rotina de muitas empresas do setor, principalmente no atendimento ao cliente e suporte de vendas on-line.
Humanização no marketing digital
A procura por processos humanizados é uma tendência que vem batendo na porta do marketing digital há alguns anos e continuará em 2024. Ao mesmo tempo que as empresas investem em inteligência artificial e apostam na tecnologia nos processos de marketing digital, a humanização se torna insubstituível no setor.
O marketing digital é uma área que se influencia pelo comportamento da sociedade e, por esse motivo, o caráter humanizado vem ganhando força nos processos. Quando bem empregado pelas agências, esse fator pode conectar a empresa aos clientes e fornecedores.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas para garantir mais humanização estão o uso de uma linguagem natural e de fácil entendimento, abordagem com histórias que demonstram a vivência da marca e um maior posicionamento diante de situações que ajudem a mostrar a personalidade e visão, gerando uma maior identificação com o público.
Com base nisso, quem criar um conteúdo autêntico, criativo e autoral terá mais chance de fazer parte dessa tendência e de se destacar na multidão. Vale lembrar que a humanização também pode aparecer no atendimento.
Nessa área, a ideia é a mesma, ou seja, uma linguagem natural, fácil e que não deixe de lado as emoções. Esse tipo de formatação também pode ser investido por empresas que usam IA, pois com o avanço da tecnologia muitas inovações já apresentam um caráter mais humanizado que oferece a mesma experiência de um atendimento feito por um humano.
Conteúdo leve e humor
O apelo pela humanização também revisita a valorização de conteúdos leves, engraçados e criativos. As pessoas ocupadas e estressadas costumam procurar por comunicações que ofereçam alívio cômico e relaxamento.
Dessa forma, o humor e a criatividade podem auxiliar as marcas a criarem uma maior conexão com o público e aliviar o estresse do dia a dia, criando uma experiência mais positiva. No setor, há diferentes formas de usar o humor em conteúdos.
Vídeos engraçados, animações e, claro, os famosos memes são alguns exemplos. As empresas e agências podem apostar em criações e adaptações para levar mais alegria a seus consumidores. Além disso, os conteúdos virais no TikTok também ajudam a trazer uma pegada mais leve para os conteúdos.
Dados
Nos últimos anos, a análise de dados também tem sido muito falada no marketing digital e a perspectiva é que ela continue tema do setor em 2024. As estratégias baseadas em dados trazem uma visão mais avançada e precisa para o marketing digital.
As empresas que souberem coletar, analisar e aplicar dados respeitando a ética e a segurança de informação terão uma vantagem significativa na criação de campanhas e tomadas de decisões, acreditam especialistas.
Os dados podem, por exemplo, ajudar a criar conteúdos personalizados, com base nas informações coletadas em atendimentos e outros processos para oferecer maior satisfação aos consumidores. Além disso, também é possível unir o uso de dados com a inteligência artificial e mesclar os benefícios das duas tendências do setor.