Dois projetos desenvolvidos para a CASACOR Minas estão entre os finalistas do 8º Prêmio Obra do Ano, promovido pelo ArchDaily.
Realizado pelo oitavo ano consecutivo, o Prêmio Obra do Ano, organizado pela plataforma ArchDaily Brasil, é o único prêmio no mundo voltado para promover projetos de arquitetura dos países de língua portuguesa. Os vencedores serão escolhidos por meio de voto popular. Para eleger os vencedores, o público é convidado a refletir sobre aspectos como funcionalidade, identidade, sinergia e os contextos locais, definindo assim o modo de fazer arquitetura ao redor do mundo.
Nesta edição, dois projetos apresentados na mostra mineira concorrem em duas categorias distintas. O espaço Imersão Deca, de Janaina Araújo, criado para a CASACOR Minas 2023 concorre na categoria Arquitetura Hospitalar. Já o Banheiro Público do Palácio das Mangabeiras(atual Parque do Palácio), assinado por Cioli Stancioli em 2022, concorre na área de Infraestrutura.
O ambiente criado por Janaina Araújo é uma sala de banho com ares terapêuticos. A proposta foi promover uma imersão por um universo de relaxamento, reunindo experiências sensoriais diversas, com forte presença de elementos naturais, como água, madeira e pedras. “É uma honra, e muito gratificante, ver o nosso trabalho ganhando espaço em uma plataforma tão relevante para a área de arquitetura. É a segunda vez que participamos desse prêmio com projetos criados para a CASACOR. O primeiro foi em 2023, com o Studio NaMata, e agora em 2024 com a Imersão Deca. Além de toda a visibilidade e reconhecimento que o prêmio traz, para nós é muito gostoso reviver esses projetos depois que passamos do período de mostra. Estamos muito felizes de estar nesse local, ao lado de tantos profissionais que admiramos e nos inspiramos”, reforça Janaina Araújo.
O projeto dos Banheiros Públicos tirou partido das características do terreno. Respeitando as árvores existentes no local, a construção ganhou teto de vidro com iluminação zenital. As cabines têm madeirado nas paredes e painel em vidro com película. Piso e bancada zig-zag – desenho do arquiteto – em porcelanato azulado com veios. A alvenaria interna tem listras em branco e preto e a externa, acabamento brick, em clima nova-iorquino. Cioli assumiu a responsabilidade de criar um projeto com função dupla. “Desenvolver este projeto para a CASACOR MINAS 2022 foi um grande desafio, principalmente porque, após a realização da mostra, ele passou a fazer parte do Palácio das Mangabeiras, que foi transformado em um espaço cultural aberto ao público ao longo de todo o ano. A arquitetura tem esse papel inequívoco de cuidado urbano das áreas públicas compartilhadas. Essa é uma importante sinalização que o nosso escritório está no caminho certo, projetando com profissionalismo e responsabilidade”, destaca o arquiteto.
A primeira fase de votação vai até o dia 26 de março no site https://oda.archdaily.com.br/br/2024. O resultado final será divulgado no dia 04 de abril.
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.