Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 0,5% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000. O crescimento supera em 0,3% o nível recorde anterior, registrado em outubro de 2024. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 9 de abril, pelo IBGE. O acumulado de 2025 registra 2,3% de crescimento, enquanto o total dos últimos 12 meses indica variação positiva de 3,6%.
“Em outubro do ano passado, móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, além de tecidos, vestuário e calçados foram os setores que puxaram o resultado. Em fevereiro, observamos a volta de um protagonismo do setor de hiper e supermercados”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Quatro das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro. Dentre elas, além dos segmentos de supermercados, destacam-se os setores de produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de Móveis e eletrodomésticos (0,9%).
“O setor de móveis e eletros tem experienciado volatilidade nos últimos meses. Observamos momentos em que esse mercado se desenvolve menos, o que abre uma possibilidade estratégica das grandes marcas de fazerem grandes promoções. Por exemplo, a Black Friday foi ruim para eletrodomésticos, o que acarretou maiores promoções no Natal e melhorou o desempenho da categoria”, destaca o gerente da PMC.
Por outro lado, entre janeiro e fevereiro, houve taxas negativas nos setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado no indicador fevereiro frente a janeiro tiveram trajetória distinta: veículos e motos, partes e peças caiu 2,6% e material de construção cresceu 1,1% em volume.
RELAÇÃO ANUAL – Na comparação do resultado de fevereiro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores em alta: Móveis e eletrodomésticos (9,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (1,5%). No varejo ampliado, a alta foi de 2,4%, com crescimento de 10% em Veículos e motos, partes e peças e de 9,7% em Material de Construção.
Fonte: SECOM P/R