A temporada de ofertas do mês de novembro abre oportunidades de negócios, mas os empresários devem saber conduzir para tirarem resultados positivos desse cenário
Com a chegada da Black Friday, também se aproxima uma excelente oportunidade para que as empresas aumentem suas vendas, fortaleçam sua presença no mercado e atraiam novos consumidores.
A data foi incorporada pelo calendário nacional e deixa negócios e clientes em alerta, na busca por boas oportunidades. Para Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, esse é o momento de aplicar estratégias diferenciadas para atrair a atenção dos compradores. “A Black Friday pode proporcionar diversos benefícios como a queima de estoques, trazendo como consequência a liberação de espaço e obtenção de capital para novas mercadorias” destaca o especialista.
Além disso, é a oportunidade ideal para reativar antigos compradores. “Um cupom especial de Black Friday enviado para os clientes que não compram há algum tempo é uma excelente oportunidade de reforçar o relacionamento deles com a empresa e estimular novas aquisições. Se as experiências anteriores foram positivas, a probabilidade que essas pessoas aproveitem a oferta é grande” afirma Rica Mello.
No entanto, é importante tomar alguns cuidados para evitar pontos que podem tornar a Black Friday uma verdadeira armadilha para os empresários, principalmente os que lidam com a oferta de produtos direto para o consumidor. “A empresa deve estar preparada para atender a alta demanda desse período. Atendimentos ruins ou falhas nas entregas resultam em reclamações, prejudicando a imagem corporativa” pontua o empresário.
Para que a Black Friday seja uma oportunidade positiva, Rica Mello ainda cita outros pontos de atenção para os empresários:
- Avaliação de margens de lucro:
As empresas devem avaliar cuidadosamente suas margens de lucro ao oferecer descontos, garantindo que a participação na Black Friday seja financeiramente sustentável.
- Planejamento de estoque e logística:
Ter um planejamento sólido para o estoque e a logística é fundamental, garantindo que a empresa esteja preparada para atender à demanda gerada durante a Black Friday.
- Comunicação transparente:
Não se deve abrir mão da honestidade e transparência na comunicação com os clientes. Se uma empresa oferecer descontos para a Black Friday, esses descontos devem ser reais. Os clientes acompanham as variações de preços e aumentar o valor dos produtos apenas para simular uma oferta em novembro não é uma boa decisão.
Com um pouco de planejamento e o uso de estratégias bem pensadas, é possível tirar o máximo proveito da Black Friday e fortalecer a imagem da empresa, já visando as vendas para o Natal.