Data é importante para o segmento fitness, uma vez que a tendência é haver uma desaceleração de frequência e adesão na reta final do ano por conta das festividades.
A Black Friday se aproxima com expectativas promissoras para o mercado como um todo. Um levantamento realizado pela Mfield mostra que a intenção de compra cresceu 32% neste ano quando comparado com 2022. A data, que é considerada como sinônimo de promoções, também repercute no universo do mercado fitness, uma vez que se trata de um período onde os estabelecimentos, como academias e box de CrossFit passam a oferecer descontos e movimentar outras ações.
A data possui uma grande importância para o planejamento econômico desses negócios, afinal, com as festas de final e início do ano se aproximando, é natural que a frequência nas academias, estúdios e boxes diminua. Para manter a saúde financeira, a Black Friday pode ser uma oportunidade para criar uma reserva financeira, é o que diz Pedro Cruz, COO da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do país.
“Para conseguir esse fôlego econômico na reta final do ano, uma opção é oferecer descontos significativos em planos que sejam rentáveis para o negócio, por exemplo. Dessa forma, a academia incentiva compromissos focados no longo prazo com os alunos”, destaca, ressaltando que é essencial que esses descontos sejam comunicados para o público de maneira estratégica para que atinjam os resultados esperados..
O especialista indica que uma forma de comunicação estratégica é realizar uma comunicação que aproveite a variedade de canais disponíveis para informar seus clientes sobre as ofertas da Black Friday. Usar e-mails, WhatsApp, SMS, notificações no app, redes sociais e até cartazes nas suas instalações são estratégias importantes para alcançar o público de maneira eficaz e chamativa.
Para ser assertivo nos resultados, a definição de metas claras para a campanha é crucial. Elas não apenas motivarão a equipe, mas também fornecerão um parâmetro para avaliar o desempenho da Black Friday. Acompanhar constantemente os resultados também possibilita a realização de ajustes quando necessário.
“Um caminho importante para alcançar as metas traçadas, é preparar toda a equipe para a ação, vale destacar a importância de verificar se todos estão cientes dos descontos e das condições. Uma outra ação que tende a impactar positivamente nessas campanhas é customizar o negócio com uma atmosfera temática, desde o site e aplicativo até o ambiente físico, esse conjunto é um ponto importante para atingir o objetivo”, comenta.
Por fim, mas não menos importante, Cruz destaca que, embora a aquisição de novos clientes seja importante, os alunos atuais não podem ser esquecidos. “Considere campanhas específicas para fidelizar os clientes existentes de forma com que eles se sintam contemplados nas promoções elaboradas”, conclui.
Sobre a Tecnofit
Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de CrossFit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to Work em 2023, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de CrossFit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos; o aplicativo Studiio, direcionado para o agendamento mais dinâmico de aulas; e o Champy, ferramenta de criação e gestão de campeonatos de cross.