Pesquisa ouviu mais de 3 mil colaboradores na América Latina; Brasil aparece com 80% de comprometimento com a empresa em que atua
A Betterfly – plataforma corporativa que integra bem-estar, proteção e impacto – apresenta o estudo Betterwork, uma radiografia do compromisso e engajamento da pessoa colaboradora com a empresa em que trabalha, elaborada em parceria com a Criteria. O estudo ouviu mais de três mil pessoas colaboradoras, de seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, de empresas de diferentes segmentos e portes e que trabalham tanto de forma presencial quanto remota. Os resultados, apresentados ao mercado na última terça-feira (26), são um chamado à ação para todas as empresas que buscam uma força de trabalho altamente engajada e comprometida.
Os brasileiros se destacaram com impressionantes 80% de comprometimento com as organizações em que trabalham, demonstrando que o mercado de trabalho do Brasil está em constante evolução. Para chegar a esse patamar foram levados em consideração aspectos como senso de permanência, vontade de recomendar a empresa como um bom local de trabalho, orgulho, prestígio, satisfação ao executar tarefas diárias e o legado ou contribuição para o sucesso da companhia.
Mas o compromisso do colaborador brasileiro vai além dos números. Os resultados também revelaram que os brasileiros consideram o legado como o quesito de maior profundidade no compromisso com suas empresas. Isso significa que, para os profissionais brasileiros, a importância de seu trabalho vai muito além da esfera individual, estendendo-se à contribuição para o legado e o impacto positivo que deixam nas organizações em que estão inseridos.
Outro ponto em que o país se destaca é com relação ao lazer, à orientação ao cliente e à igualdade de tratamento entre homens e mulheres, com indicador relativamente melhor que outros países, mas ainda com oportunidades de melhoria. Além do destaque à promoção do uso dos benefícios em comparação com os demais países avaliados.
O levantamento aponta que 31% dos entrevistados consideram o benefício de proteção como o mais importante, seguido pelos benefícios econômicos (18%), flexibilidade (15%), bem-estar mental e reconhecimento (10% cada). Ao final da lista estão desenvolvimento profissional (8%), bem-estar físico (4%) e bem-estar financeiro (4%).
Reflexos da pandemia
Em uma fase pós-pandêmica, em que algumas mudanças foram impostas ao dia a dia, como o trabalho remoto, a pesquisa se propôs a entender, na ótica do próprio colaborador, o reflexo no universo corporativo e de que modo os colaboradores dos seis principais países da América Latina lidam com isso. No cenário competitivo atual, encontrar e reter os melhores talentos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a entrega e o comprometimento no trabalho podem ser traduzido como uma peça importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, no qual as organizações também são beneficiadas.
Por outro lado, o baixo engajamento pode afetar diretamente a confiança que os líderes depositam em seu time direto. O recrutamento e a manutenção de uma equipe de alta performance vão além da simples oferta de salários atraentes, aponta o estudo. É necessário adotar uma abordagem mais estratégica e flexível, incluindo a implementação de programas de bem-estar, treinamento contínuo e benefícios que valorizem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
“Além das diferenças entre os países, que fatalmente se devem a circunstâncias específicas, nos chama a atenção a lacuna no comprometimento entre as diferentes gerações que agora dividem o mesmo ambiente de trabalho. Além disso, também é interessante constatar que o Brasil se destaca na promoção do uso de benefícios em comparação com o restante dos países, e que a preferência dos colaboradores com maior interesse em benefícios que visam o reconhecimento e a saúde mental”, observa João Kohn, Diretor Geral da Betterfly no Brasil.
Choque de gerações?
Uma das descobertas mais marcantes do estudo Betterwork é o fato histórico de que, pela primeira vez, quatro gerações convivem no mesmo local de trabalho simultaneamente: Gerações X, Y, Z e Baby Boomers. Isso destaca a importância da compreensão das diferentes perspectivas, valores e expectativas de cada geração, bem como a necessidade de criar ambientes de trabalho inclusivos e adaptáveis para atender a todas as idades.
Assim, as empresas têm o desafio de aumentar o comprometimento nas gerações mais jovens, que demonstram um engajamento mais baixo em comparação com as gerações mais velhas. Nos colaboradores mais velhos, há uma forte valorização das dimensões de reconhecimento social, como prestígio, orgulho e recomendação, enquanto nos millennials e centennials esses números caem acentuadamente. Os millennials também são muito críticos em questões relacionadas a propósito.
O estudo completo e detalhado, realizado entre 21 e 31 de julho de 2023, pode ser acessado nesse link Apresentação Oficial dos Resultados BetterWork