Em seu site a Jadlog se apresenta como sendo uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do país e uma das maiores operadoras de e-commerce. A jadlog Faz parte do grupo GeoPost, segunda maior rede de entrega de encomendas internacionais da Europa, que opera por meio da marca internacional DPDgroup.
Segundo a Jadlog são 7000 colaboradores diretos e indiretos que tem como objetivo fazer chegar até você, sua encomenda. Mais de 2.500 veículos, caminhões e carretas que coletam e entregam sua encomenda, seja qual for ela, pequena ou grande, com o melhor prazo, a melhor qualidade e total segurança, te informando sobre cada etapa.
A Jadlog diz estar presente em todo o território nacional com mais de 500 franquias e no mercado internacional em 154 países. Afirma ser o comércio do seu lado, com mais de 3.000 parceiros Pickup.
Pois bem, esta é a propaganda institucional da empresa, mas a realidade está bem distante do que eles dizem. A seguir vamos mostra como é a Jadlog de verdade na prestação de serviço e no relacionamento com seus clientes.
No dia 20/03/202 o consumidor José Rodolfo, funcionário público da cidade de Santa Filomena no Maranhão, realizou uma compra na loja Lá Vem Bebê através do site Elo7, com opção de entrega pela Jadlog.
O prazo de entrega combinado e contratado foi de 11 dias úteis, estipulado pela própria Jadlog que recebeu o dinheiro pelo frete.
A Jadlog realizou o recolhimento da mercadoria no dia 04/04 e a partir daí começou uma verdadeira saga de burocracia de logistica dentro da empresa como demostra o rastreamento.
02/04/2024 22:23 | EMISSAO TECA | COLETA SOLICITADA | EMISSAO TECA | |
03/04/2024 15:10 | EMISSAO TECA | DEPOSITADO NO PUDO BR12907 | EMISSAO TECA | |
04/04/2024 14:23 | EMISSAO TECA | COLETA EFETUADA PELO MOTORISTA | EMISSAO TECA | |
04/04/2024 15:10 | EMISSAO TECA | EMISSAO | EMISSAO TECA | |
04/04/2024 15:25 | TECA MATRIZ | ENTRADA | TECA MATRIZ | |
04/04/2024 18:57 | TECA BLOCO 05 | ENTRADA | TECA BLOCO 05 | |
05/04/2024 01:31 | TECA BLOCO 05 | TRANSFERENCIA | CO CAXIAS 01 | 31895000028885 |
07/04/2024 13:48 | TECA MATRIZ | TRANSFERENCIA | CO CAXIAS 01 | 05007042402481 |
08/04/2024 14:45 | HB SAO PAULO 10 | ENTRADA | HB SAO PAULO 10 | |
08/04/2024 14:45 | HB SAO PAULO 10 | TRANSFERENCIA | CO CAXIAS 01 | 31878000000314 |
11/04/2024 09:56 | JADLOG SEDE | TRANSFERIDO PARA UNIDADE | CO CAXIAS 01 | 05007042402481 |
12/04/2024 14:36 | FL TERESINA | NAO ENTROU NA UNIDADE | FL TERESINA | |
15/04/2024 16:21 | JADLOG SEDE | CONTATE SEU FORNECEDOR(-65) | JADLOG SEDE | |
16/04/2024 08:29 | JADLOG SEDE | CONTATE SEU FORNECEDOR(-65) | JADLOG SEDE |
A burocracia interna demostra claramente a falta de inteligência de logistica e falta de organização da empresa que bate cabeça, sem saber para onde enviar a mercadoria que fica sendo jogada de um lado para outro, sem eficiencia e objetividade, atrasado o processo de entrega. Esse no entanto, não é unico problema da Jadlog. A maneira administrativa que ela tem de tratar o que poderia ser um problema pontual, torna a qualidade da sua prestação de serviço ainda pior, como veremos a seguir.
Após ser empresa ser contactada para resolver o problema da mercadoria não entregue na data que deveria entregar, a primeira resposta da Jadlog veio atraves da Analista de Marketing Juliana Gomes.
“O prazo de entrega médio para a cidade de Santa Filomena do Maranhão é de 23 dias, e, mais especificamente dessa remessa é 07/05/04, conforme consta em sistema.Sendo assim, esta se encontra dentro do prazo e seguindo o fluxo de entrega. De qualquer maneira, acionei internamente as áreas responsáveis para verificar a possibilidade de antecipar a entrega.Peço que acompanhe a movimentação dessa remessa com o código fornecido e qualquer problema, pode nos acionar novamente.
At, Juliana Gomes Analista de Marketing”
Descaradamente, sem nenhum despudor e forma protocolar a Jadlog mudou o prazo de entrega contratado como se isso fosse a coisa mais normal do mundo para eles.
Contestada e cobrada para cumprir o prazo na data acordada no ato da compra Juliana respondeu:
“Eu me baseei no que consta em sistema. Não tenho a informação do que foi acordado com você.Deste modo, copio aqui o @Eriveldo dos Santos Madureira | JADLOG LOGISTICA que é responsável pelo atendimento. Ele vai poder te auxiliar.”
O gerente de atendimento Eriveldo Madureira demostrando não ter nenhum compromisso para atender adequadamente ao cliente respondeu o e-mail de forma protocolar, transferindo o problema para uma empresa que foi contratada para justificar, sem qualquer poder para resolver. A chamada forma de enrolar o cliente.
“Boa tarde! Juliana,
Esse caso está sendo acompanhado pelo atendimento do RA, direcionei pela manhã para eles. O auxiliar de atendimento Ian que está no acompanhamento e atendimento dessa reclamação. Ele fez contato com o reclamante por mensagem para posicionar.
Estamos buscando o entendimento dessa diferença de prazo que foi informado e a melhor solução para reclamação. Em sistema temos o prazo de entrega para 07/05.”
Obrigado!
Eriveldo Madureira
Gerente Atendimento – Matriz
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que não entregar um item no prazo acordado significa descumprimento de oferta por parte de quem vende e pode acarretar pagamento de indenização aos compradores.
o artigo 35º do CDC diz que o comprador tem direito de “exigir o cumprimento forçado da obrigação”, de acordo com o que foi ofertado pela loja na apresentação ou publicidade do produto. Isso deve ser solicitado na Justiça. No caso a entrega do produto no prazo combinado de 11 dias úteis.
Neste caso a questão não seja solucionada amigavelmente, o recomendado é acionar primeiro o Procon. Já o Procon orienta que se a empresa não der uma resposta insuficiente, o consumidor é aconselhado pelo Procon a procurar o Juizado Especial Cível (JEC), antes conhecido como Juizado de Pequenas Causas.
Em uma ação judicial, além dos danos econômicos, relacionados ao valor pago e não devolvido, o consumidor pode alegar danos morais, relativos à perda de tempo produtivo entre outros aborrecimentos, o que vai aumentar a oneração da empresa e a indenização do consumidor.
Uma reclamação sobre o serviços prestados pela Jadlog foi registrada no site Reclame Aqui. Em seguida a empresa contratada pela Jadlog entrou em contato com o consumidor com a seguinte mensagem:
“Eu verifiquei em sistema que o seu pedido está com data de finalização até o dia 07/05, ele está em transferência de São Paulo para Caxias. Eu notifiquei em sistema solicitando prioridade no caso. Estarei acompanhando até a finalização.”
Ou seja, sem nenhuma novidade e com a mesma conversa protocolar de enganação.
Mas a partir daqui a coisa ficou pior. Contestada mais uma vez e cobrada para cumprir o que havia sido acordado, a Jadlog mostrou todo seu despreparo e incomptência.
“Este caso está com data de finalização até o dia 07/05. Não temos como atender MANAUS com prazo menores, pois nossa remessas são movimentadas com balsas e algums ficam presas pois o nível do rio abaixa. A elo 7 está ciente disso”
Jesus Maria José, essa aqui vai entrar para o anedotário das empresas de transporte do Brasil.
A Jadlog, caro leitor, disse que uma mercadoria que sai de São Paulo, para Santa Filomena no interior do Maranhão, leva 23 dias para ser entregue porque de acordo com a logistica da empresa, a mercadoria precisa viajar 2800 km até o Maranhão, depois vai pra Manaus, que fica 3.500 km depois do Maranhão, pegar a balsa e ainda diz que pode haver atraso por conta da água do rio que pode abaixar.
Isso não pode ser sério. Isso não pode vir de uma empresa de logistica, nem de fundo de quintal. Isso é uma aberração.
Sem mais o que dizer. Uma empresa de logistica que acha que pra entregar uma mercadoria de São Paulo no interior do Maranhão, precisa pegar a Balsa pra Manaus, não nos dá opção de dizer mais nada.
Com a palavra Jadlog e Elo7 que tem como parceira uma empresa com esse nível de atendimento.