Premiada cientista britânica autora de dezenas de livros e horas de gravações registradas em documentários visita o país para encontro com jovens estudantes e palestra gratuita na Unibes Cultural (ingressos esgotados).
São Paulo, outubro de 2023. Quem se emocionou com o flime biográfico “Jane, a mãe dos chimpanzés” (2017) e o documentário “Jane Goodall, a esperança” (2022) terá a oportunidade de conhecer a cientista britânica que revolucionou a história ao tornar-se pioneira ao estudar a primatologia. Dra. Jane Goodall chega ao Brasil para ministrar palestra gratuita na noite do dia 30, na Unibes Cultural. Os ingressos esgotaram-se em poucas horas, mas o evento terá transmissão em aúdio original através da internet (https://www.youtube.com/@UnibesCultural).
Com 89 anos, Dra. Jane segue em plena atividade. Nos poucos dias em que estará em solo brasileiro, ela traz como missão, mais do que partilhar sobre sua vasta experiência, mas conscientizar e despertar nos jovens a consciência de construir um futuro melhor, de preservar o meio ambiente.
Foi esta a inspiração o projeto “Roots & Shoots”, iniciativa criada por ela em 1991 e traz o pensamento de que “Você tem o poder de construir um mundo melhor”. Presente e inspirador em mais de 50 países, o programa tem como objetivo empoderar jovens ao redor do mundo para que se tornem agentes de mudança positiva às comunidades onde vivem.
Referência no cenário mundial por desenvolver a pioneira pesquisa com chimpanzés no Parque Nacional de Gombe Stream, na Tanzânia, ela é responsável por revolucionar a compreensão sobre primatas, além de estabelecer novos conceitos e padrões à pesquisa etológica. Seu papel ultrapassa as barreiras da ciência ao tornar-se embaixadora da paz e incansável defensora dos direitos dos animais e da preservação do meio ambiente.
A temática que envolve a carreira de Goodall está cada dia mais atual em uma sociedade que busca alternativas para preservar o meio ambiente e construir um futuro sustentável. E será uma oportunidade inédita ouvir da própria Dra. Jane sobre sua contribuição ao mundo ao longo de seus 89 anos de vivência.
Para maiores informações, acesse www.unibescultural.org.br.
Jane Goodall é uma primatologista, etóloga e antropóloga britânica considerada mundialmente a maior estudiosa em chimpanzés. Fundadora do Instituto Jane Goodall e do programa Roots & Shoots, ela tem trabalhado exaustivamente na conservação e bem-estar dos animais. Goodall tem servido no comitê do Projeto de Direitos dos não Humanos desde sua fundação em 1996. Em abril de 2002, ela foi escolhida como mensageira da paz das Nações Unidas. Autora de dezenas de livros, também é membra honorária do Conselho para o Futuro do Mundo. Dentre os prêmios recebidos estão: Ordem do Império Britânico, Prêmio Tyler de Conquista Ambiental, Ordem Nacional da Legião de Honra da França; Medalha Benjamin Franklin em biologia, Prêmio Gandhi-King para o reconhecimento da não-violência e o Prêmio Princesa das Astúrias.
Sobre Unibes Cultural: Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.