Consumo da bebida no país dobrou desde 2010; Maior rede de wine bars do país conta com 500 rótulos diferentes para o público
Com aproximadamente 500 rótulos de vinhos e um variado cardápio de comida italiana e mediterrânea, o Grupo Vino!, maior franquia de wine bars do país, segue um conceito muito específico quando o assunto é a escolha dos vinhos: “Seja infiel”. E este lema não mudará em 2024.
O vinho é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. De acordo com o artigo publicado pela consultoria Wine Intelligence, o número de consumidores de vinho dobrou no país de 2010 para cá, com um acréscimo médio mensal de 36% no consumo.
O “Seja infiel” no lema do Grupo Vino! trata-se basicamente de instigar o consumidor a experimentar os diferentes sabores, aromas e sensações dos vinhos da casa. “Esse é o conceito de um wine bar, que as pessoas sempre provem de coisas diferentes”, explica Raphael Zanette, CEO do Grupo Vino!
Novo ano e novos vinhos
Com sete anos no mercado nacional e mais de 40 unidades, o Grupo Vino! conta com um portfólio de vinhos de diversos países, que estão em constante mudança. “Todas as semanas entram e saem novos vinhos. Em 2024 teremos como grande novidade a chegada de vinhos argentinos e uruguaios, da linha “Curadoria”, uma linha de vinhos exclusivos da marca Vino!”, comenta Raphael.
Os mais de 40 wine bars do grupo estão localizados nos mais diversos climas e centros culturais do país, mais precisamente em 20 estados da federação, e diante deste cenário os vinhos mais consumidos diferem de local para local, tendência esta que deve permanecer no ano que vem, com a abertura de mais unidades.
“No Vino! dizemos que a regra é não ter regra. As pessoas devem beber aquilo que gostam e que estão com vontade naquele momento. No entanto, em locais mais quentes a tendência de venda torna-se os vinhos brancos, rosés e espumantes”, analisa o CEO.
Mesmo com a grande variedade de rótulos, é possível destacar que alguns vinhos que fazem parte dos cardápios de diversas unidades continuem bastante procurados em 2024, como:
- Chardonnay;
- Pinot Grigio;
- Vinhos rosés de Provence;
- Alentejanos;
- Merlot;
- Syrah.
A paixão do brasileiro pelo vinho tem superado barreiras climáticas e geográficas e a possibilidade de conhecer diferentes aromas, sabores e experiências deve guiar os consumidores nacionais mais do que nunca no ano que vem.