Em termos agregados, a geração de emprego é essencial para que uma econômia atinja seu pleno potencial.
O aumento da mão de obra induz ao crescimento econômico e melhoria de qualidade de vida da população.
Muitas vezes a falta de empregos no interior, provoca o exôdos de jovens para as grandes cidades em busca de oportunidades e consequentemente separando familias.
Por isso, a geração de empregos tem que ser a prioridade absoluta de qualquer gestor público. É raro ver um prefeito sair de sua cadeira para buscar empresas para gerar empregos para população. Geralmente o que mais se ver é prefeito ficar sentado esperando as empresas baterem no seu gabinete para se instalar no munícipio.
Buscar empresas para investir em cidades menores e fora das regiões metropolitanas não é tarefa fácil.
Um bom exemplo a ser seguido em Goiás são dos gestores da cidade de Mossâmedes Cassim, que acompanhado da vice-Prefeita Marta Caetano, da Secretária de Assistência Social Adriana e do Ex-prefeito Júnior visitaram esta semana a empresa CATA Tecidos e Embalagens Industriais, na cidade de Camaçari-BA.
Em reúnião com o diretor presidente da empresa Ricardo Oliveira, o prefeito Cassim e a vice prefeita Marta Caetano, iniciaram as tratativas para que a CATA possa instalar uma fábrica textil na cidade de Mossâmedes.
O reunião contou com a participação o representante do banco mundial Dr. Wilson Dias que se compromteu a liberar o financiamento para a instalação da fábrica em Mossâmedes.
O grupo CATA emprega mais de 1500 colaboradores em duas fábricas, que seguem padrões internacionais de qualidade e confiabilidade e produzem um dos mais diversificados portfólios de produtos do ramo têxtil brasileiro. Por esses motivos, dentro do seu setor, a CATA é considerada uma das maiores e mais respeitadas empresas do país e deseja instalar uma fábrica no Estado de Goiás.
A CATA
A CATA é uma empresa consolidada em processo de expansão. Foi fundada no norte do País e cresceu no nordeste. Já tem 60 anos de atividade e atualmente conta com mais de 1.500 funcionários.
A empresa deseja ampliar sua participação no mercado nacional e busca novas oportunidades de ampliação.
O Estado de Goiás está dentro do plano de expansão da CATA por ser um estado de fácil logística e ter mão de obra especializada no ramo têxtil.
A cidade de Mossâmedes saiu na frente neste processo, porque o prefeito não ficou esperando, pelo contrário, foi atrás para colocar o munípio a disposição da empresa.
A empresa é do ramo da indústria têxtil – Tecelagem com polietileno, fabricante de embalagens de ráfia e já tem pronta sua planta para a nova fábrica em Goiás.
A geração de 200 empregos diretos pode colocar a cidade de Mossâmedes em uma aspiral de crescimento e melhoria da qualidade de vida da população. Mais empregos significa mais dinheiro circulando. O comércio aquece e novos negócios impulsionam o crescimento ecônomico.
A tarefa agora é viabilizar junto ao governo estadual, os incentivos fiscais necessários para a instalação da fábrica da CATA em Mossâmedes. O prefeito Cassim deve colocar isso como prioridade absoluta e certamente o fará, pois, ao se deslocar para Bahia para runião com diretores da CATA, já deixou claro que vai empreender os esforços necessários para que Mossâmedes seja a cidade da nova fábrica da CATA.
Viabilizada e instalada a fábrica da CATA, Mossâmedes passará a viver uma nova realidade ecônomica. Que a inicitiva do prefeito Cassim sirva de exemplos para outros gestores municipais saiam em busca de empresas para gerar emprego e melhorar a qualidade de vida da população de sua cidade.