*Por Letícia Bufarah, head de marketing da Leapfone
Quem nunca cobiçou um smartphone top de linha? Os aparelhos da adorada marca da maçã, por exemplo, são o sonho de consumo de muita gente. Só que o Brasil não facilita a compra dos lançamentos. O iPhone 14 Pro com armazenamento de 128 GB pode custar 38% da média salarial anual de um brasileiro. As informações são do World of Statistics, que realizou um estudo para determinar o impacto financeiro da compra de um celular da Apple no orçamento das pessoas ao redor do mundo.
A verdade é que o preço alto de celulares em terras brasileiras está dando espaço para uma modalidade mais acessível e segura de ter à mão smartphones de última geração: o serviço de assinaturas, ou seja, pagar um plano por mês para ter o aparelho que deseja, por até menos da metade do seu valor de compra. Esse mercado, inclusive, oferece serviços já agregados ao preço da mensalidade, com pacotes que incluem seguro contra roubo e danos físicos.
No site da Apple, o iPhone 14, último lançamento, pode ser encontrado a partir de R$ 7.599 e chegar aos R$ 14.499, na versão de 1 TB. Valores um tanto quanto “salgados” para boa parte dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a remuneração média por aqui alcançou R$ 2.891 no trimestre encerrado em abril do ano passado, o que dá, anualmente, R$34.692.
Enquanto o Brasil ocupa o sexto lugar entre os países com os maiores percentuais de impacto no orçamento quando assunto é preço de celular, a Suíça e os Estados Unidos se distanciam consideravelmente e se encontram na outra ponta do ranking, com os menores valores, que ficam em 1,8% e 2%, respectivamente.
Como funciona a assinatura de um celular?
Contratação 100% digital e sem burocracia, na maioria das vezes. Ao acessar o site da empresa escolhida, o consumidor seleciona o plano que deseja, que pode incluir modelos novos ou “como novos”. Os equipamentos recondicionados, ou “como novos”, correspondem a celulares ou eletrônicos usados, mas que passaram por um processo de renovação e voltaram a ter garantias. Mediante o envio de documentos e comprovações para a segurança de ambos os lados, o prazo para a postagem do aparelho se se inicia e leva de cinco e dez dias úteis, dependendo da companhia.
Ainda nesse modelo de negócio, ao final do período contratado, cuja permanência mínima é de 12 meses, o consumidor tem a opção de renovar a assinatura e continuar com o mesmo aparelho, trocar por um modelo mais novo com desconto, formalizar a compra ou simplesmente cancelar a assinatura e devolver o dispositivo sem custos.
Uma possibilidade que privilegia mais a experiência do que a posse, seguindo sobretudo a tendência dos novos hábitos de consumo. Sendo ainda uma prática mais sustentável, já adota logística circular em sua cadeia.
Sobre a Leapfone
Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br ou @leapfone.