Especialista sugere que o varejo gere uma boa experiência de compra ao cliente final, indo além de oferecer descontos, mas também um bom controle do estoque e logística das entregas
Um positivo cenário de vendas e mais fôlego do consumidor para compras. É esta a projeção para a Black Friday 2023. De acordo com o recente levantamento “Datas comemorativas e Expectativa de vendas – Black Friday” da Getnet Brasil, empresa de tecnologia do grupo global PagoNxt, do Santander, a data elevou as perspectivas, quando comparado com o ano passado. Como resultado, o estudo mostra que 43% dos empreendedores possuem expectativa de aumentar as vendas este ano. Dessa parcela, 38% acreditam que aumentarão as vendas em até 10% em relação a 2022 e 28% em até 20%.
“Historicamente a Black Friday é a data com maior volume de vendas em um dia. Assim como nossos clientes, temos grandes expectativas na data e esperamos atingir ótimos volumes de transações. Para isso, a Getnet segue com todo seu aparato instrumental preparado para atender às necessidades dos clientes”, afirma Luciano Ferrari, vice-presidente Comercial da Getnet Brasil.
Entre os empreendedores clientes da Getnet que participaram do estudo, 73% possuem comércio, dos quais 15% estão inseridos no ramo de vestuário, e 14% em Supermercados. Do total, 53% são declarados Microempreendedores Individuais (MEI), com faturamento anual de até R$81 mil, e dentro do mesmo recorte, 63% têm apenas empreendimentos físicos. “Sempre recomendamos aos empreendedores que realizem um planejamento prévio para atender a demanda tão relevante da data e assim alavancar as vendas de forma satisfatória”, comenta Luciano.
A mesma atmosfera de confiança também é refletida no cliente final. Conforme estudo realizado pela Mfield, 75,6% das pessoas pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, ante 43,4% em 2022. O cenário é ainda mais notável para compras online, visto que 56,7% pretendem comprar via esse canal. “Os empreendedores têm uma vasta opção de serviços e soluções digitais para vender de acordo com a preferência do consumidor, em especial olhando para esse interesse nas compras digitais. Por isso, é relevante ter opções de pagamento como Pix e o link de pagamento, para assim garantirem o sucesso nas vendas online para a Black Friday”, finaliza Ferrari.