Com a chegada de novembro, o mercado já começa a tirar do papel e dar vida às ações da Black Friday. Diferentemente de outras épocas do ano, em que a disputa é entre as marcas de mesmo nichos de produtos ou serviços, a famosa data de promoções evidencia concorrência pela atenção dos usuários de áreas até inimagináveis, como a escolha entre um eletrodoméstico, uma aula de inglês ou um procedimento estético. Isso acontece porque os mais variados setores da economia entram na competição com o anúncio de grandes descontos, que despertam a atenção do consumidor e afetam sua decisão de compra. Mas, em meio a tantas ofertas, como chamar a atenção para o seu negócio?
Marcell Rosa, Gerente Geral da CleverTap na América Latina, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, lista 5 dicas de como informar os consumidores sobre suas ofertas. Confira:
Honestidade e transparência geram confiança na relação Marca vs. ConsumidorApós alguns anos da aderência da Black Friday, o brasileiro está muito mais educado e experiente. Segundo um estudo divulgado pelo Google, 91% dos consumidores pesquisam online antes da data de promoções. Então, as pessoas acompanham a movimentação dos preços dos produtos e não caem mais em pegadinhas promocionais como “a metade do dobro”. Por isso, o primeiro passo para conquistar a confiança do cliente é ser honesto. Divulgue promoções verdadeiras e que sejam vantajosas para os compradores. Para isso, informe sobre os benefícios que o consumidor terá com a compra, mostrando funcionalidade e dando valor para o serviço ou produto. Invista nas redes sociaisUm levantamento da Comscore indica que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo. Já de acordo com a Sprout, 9 em cada 10 consumidores realizaram compras de marcas que seguem em alguma dessas plataformas. Por isso, escolha o Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Twitter e WhatsApp para conversar diretamente com seus clientes e divulgar suas promoções. Postagens criativas, imagens atrativas e hashtags relacionadas à Black Friday ajudarão a aumentar a visibilidade. Olhe para os micro influenciadoresSegundo uma pesquisa da Squid, 82% das campanhas de marketing de influência que apresentaram uma performance considerada como excelente, ou seja, possuindo um Click Through Rate — taxa de cliques (CTR) acima de 12%, atuaram com criadores de conteúdo que possuíam, predominantemente, entre 5 mil e 50 mil seguidores, conhecidos como micro influenciadores. Isso mostra o poder que esses criadores possuem com seus seguidores. Para quem possui um negócio local, por exemplo, apostar em pessoas que possuem “fãs” regionais é uma estratégia eficaz. Personalize sua mensagemUma pesquisa da McKinsey aponta que 72% das pessoas gostam de personalização e esperam ser reconhecidas pelas marcas que consomem. No meio de tantas ofertas, essa estratégia é a chave para capturar a atenção do usuário. Por isso, utilize a segmentação de clientes para direcionar suas ofertas para grupos específicos. Isso garante que os descontos sejam relevantes para cada público-alvo. O momento que a notificação será enviada também é essencial para que a ação tenha efeito sobre o destinatário. Surpreenda com criatividade!Além da personalização, outro ponto que chama a atenção é a criatividade da mensagem. Por isso, utilize humor, jogo de palavras, faça referências a universos do conhecimento do consumidor e utilize metáforas e analogias. Essa estratégia engaja o cliente com o cliente ao mesmo tempo que a torna mais humana. “Além da qualidade e transparência dos serviços e produtos ofertados, a Black Friday é uma data que destaca o marketing das marcas. Vence quem tiver a melhor estratégia de explicar ao consumidor o porquê da compra ser necessária. Por isso, anote o que funciona e coloque em prática no seu negócio”, finaliza Marcell.