Marca de arroz mais lembrada pelos brasileiros, Tio João compartilha fatos curiosos sobre o grão, incluindo sua origem, aspectos nutricionais e variedades
Comemorado no próximo 31 de outubro, o Dia Internacional do Arroz foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a FAO, para destacar a importância de um dos grãos mais consumidos no mundo. Pensando nisso, a marca Tio João, uma das mais lembradas pelos brasileiros e referência nacional quando o assunto é arroz, listou uma série de curiosidades e dicas de receitas em celebração a data. Confira:
- Origem asiática
Considerada a região que apresenta o maior consumo de arroz a nível mundial, dados históricos apontam que a origem do grão se deu no continente asiático. Alguns levantamentos mostram que ele já era cultivado no Japão há mais de sete mil anos.
- Produção mundial
Países como China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã são, atualmente, os maiores produtores globais de arroz. No Brasil, a maior produção de arroz concentra-se no estado do Rio Grande do Sul.
- Existem mais de 140 mil variedades de arroz
Embora o arroz branco, do tipo agulhinha, seja o mais consumido no Brasil, o grão apresenta milhares de variações. A marca Tio João, por exemplo, traz algumas delas na Linha Variedades Mundiais, composta pelos arrozes mais consumidos em diferentes culturas, como a italiana, canadense, indiana e japonesa.
- Naturalmente sem glúten
Devido à sua composição, o arroz ganhou ainda mais relevância na alimentação contemporânea, quando muitas pessoas passaram a apresentar intolerância ao glúten. Alimentos desenvolvidos a partir do grão e da Farinha de Arroz Tio João, permitem criar pratos totalmente livres de glúten.
- Superalimento
Alguns tipos de arroz, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao seu alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
- Aliado das dietas
Em quantidades equilibradas, o arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico.
- Presença nas celebrações
Considerado um símbolo de fartura por muitos povos, o arroz está presente em diferentes celebrações e festivais, como os asiáticos. O hábito de jogar arroz nos noivos, por exemplo, foi importado da China; uma tradição que com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
Receitas
Ingredientes
– 1 xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Francesa
– 100 ml de Azeite Nova Oliva
– 1 dente de alho médio picado
– 1 cebola pequena picada
– 50 g de gengibre ralado
– 150 g de alho-poró picado
– 100 g de repolho picado grande
– 50 g de manteiga
– Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Francesa conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva, doure o alho e refogue a cebola. Em seguida, junte o gengibre e refogue. Acrescente o repolho e o alho-poró e deixe refogar um pouco mais. Coloque a manteiga e adicione o arroz cozido, junte a salsinha e cebolinha e misture delicadamente com os legumes temperados. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.
Ingredientes
– 1 pacote de Tio João Cozinha & Sabor – Risoto à Parmigiana
– 1 maçã graúda cortada
– 1 colher (sopa) de manteiga
– ½ xícara (chá) de parmesão em lascas
– ½ xícara (chá) de alecrim (para decorar)
Modo de preparo
Prepare o Tio João Cozinha & Sabor – Risoto à Parmigiana conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma frigideira, derreta a manteiga, adicione as maçãs e deixe dourarem levemente, adicione o risoto e mexa bem. Retire do fogo e passe para uma travessa, coloque as lascas de queijo e decore com alecrim. Sirva em seguida.
Arroz com carne seca e queijo coalho
Ingredientes
– 3 xícaras de carne seca cozida (300 g)
– 1 xícara (chá) de Arroz Tio João Parboilizado
– 2 bananas-da-terra cozidas
– 2 xícaras (chá) do caldo da carne seca
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– ½ cebola picada (60 g)
– Pimenta preta a gosto
– 1 colher (sopa) de manteiga ghee
– 3 palitos de queijo coalho cortado em cubinhos (180 g)
– Salsinha picada a gosto
Modo de preparo
Cozimento da carne seca: No dia anterior de preparo do prato, dessalgue a carne. No dia do preparo, descarte a água do remolho e coloque 2 litros de água para cada quilo de carne seca em uma panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Abra a panela e retire essa água, reservando para utilizar posteriormente no cozimento do arroz. Adicione a mesma proporção de água quente à panela, deixando cozinhar novamente até que a carne fique macia o suficiente para desfiar com um garfo.
Cozimento da banana-da-terra: lave as bananas e leve-as para cozinhar em água. Depois de levantar fervura, deixe cozinhar até que a casca abra e a polpa fique macia. Descasque, corte em rodelas de 1cm de espessura e reserve.
Para o arroz: coloque o caldo do cozimento da carne seca em uma panela e espere ferver. Adicione o arroz e misture rapidamente. Cozinhe com a panela semitampada em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até a água secar. Reserve.
Em uma frigideira, adicione 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola picada até que fique transparente. Adicione a carne e frite por alguns minutos. Tempere com a pimenta preta e a salsinha e misture ao arroz reservado.
Na mesma frigideira, coloque a manteiga ghee e adicione os cubinhos de queijo coalho. Vire aos poucos, dourando de todos os lados. Reserve. Ainda na frigideira, doure as rodelas de banana-da-terra.
Montagem: sirva o arroz com carne seca e em seguida os cubos de queijo. Finalize com as rodelas de banana e uma folha de salsinha.
Mais informações
Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site da marca Tio João. Para mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João.
Sobre a Josapar
Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.