Tema polêmico, o uso da cannabis medicinal para o tratamento de algumas doenças crônicas ainda causa muita discussão. O assunto já provocou batalhas jurídicas, chegou às redes sociais e, até mesmo entre especialistas, não há consenso sobre o tema.
Há registros da utilização da planta no alívio da dor e inflamação das articulações datados de quase três mil anos atrás. Hoje muitos médicos afirmam que há potencial na utilização do canabidiol (CDB), substância extraída da Cannabis, usado como analgésico, sedativo e anticonvulsivo no tratamento de doenças como epilepsia, Parkinson, esclerose múltipla e enfermidades reumáticas que causam dores crônicas como a fibromialgia, por exemplo.
Os que se posicionam contra sua utilização dizem que ainda há poucas evidências clínicas nos estudos realizados até aqui, principalmente no que diz respeito às doenças reumáticas como artrite reumatoide, esclerose múltipla e outras. Além disso, apontam o acesso descontrolado ao medicamento sem a devida supervisão médica e o alto custo dos produtos comercializados.
Uma discussão aprofundada sobre o tema acontecerá durante o 40° Congresso Brasileiro de Reumatologia que será realizado em Goiânia, no dia 7 de outubro. O debate Cannabis medicinal no tratamento da dor: contra ou a favor? terá a presença das reumatologistas doutoras Selma da Costa Silva Merenlender, Diretora técnica do Centro Multidisciplinar Fluminense e Alessandra de Sousa Braz, Professora de Reumatologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ambas membras da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
O Congresso Brasileiro de Reumatologia, maior evento da especialidade da América Latina, será realizado entre os dias 04 e 07 de outubro no Centro de Convenções de Goiânia, na capital de Goiás. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e contará com uma extensa programação científica com cursos, mesas redondas, conferências, simpósios, sessão de temas livres debatendo os principais temas da especialidade, além de encontro de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos e pesquisas mais expressivos sobre a Reumatologia no país, na atualidade.
XL Congresso Brasileiro de Reumatologia 2023
Data: 04 a 07 de outubro de 2023
Local: Centro de Convenções Goiânia
Rua 4, 1400 – Setor Central, Goiânia – GO
Confira a programação completa em XL Congresso Brasileiro de Reumatologia
sociedadereumatologia
reumatologinsta
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.