A última semana do ano, marcada por descontos atrativos pelo comércio, revela não apenas a eficácia das estratégias promocionais, mas também a crescente importância da comunicação pelo WhatsApp. Segundo a pesquisa “Panorama de Marketing”, conduzida com mais de 1600 profissionais da área, 72% do fechamento e atendimento comercial ocorreram por meio do WhatsApp. “Essa é uma tendência no mercado de consumo que precisa ser cada vez mais profissionalizada e personalizada”, explica o especialista em vendas pelo WhatsApp e e-commerce, Rafael Jakubowski.
Destaques da Pesquisa:
Preferência pelo WhatsApp: De acordo com a pesquisa Buen Fin 2023 da Meta, 65% das pessoas preferem receber promoções e interagir com empresas pelo WhatsApp em comparação com e-mail, SMS ou ligação.
Setores que mais utilizam o aplicativo: O varejo lidera, com 74% de adoção do WhatsApp, seguido pelo mercado imobiliário (70%), saúde e estética (67%) e tecnologia (40%).
Foco no Pós-venda: Com 55% das interações no aplicativo dedicadas ao pós-venda, as empresas reconhecem a importância de manter relacionamentos sólidos com os clientes após a compra.
Rafael Jakubowski, master em gestão comercial pela Business School São Paulo, CEO da Sanders Digital e CMO as a Service em empresas como Energy Group e BN Engenharia, ressalta que o aplicativo é uma poderosa ferramenta de relacionamento e conversão de vendas, desde que seja utilizado estrategicamente e com segmentação.
Dicas de Rafael Jakubowski para potencializar as vendas:
Segmentação de Clientes: Personalize suas ofertas dividindo os clientes em grupos. Ofereça produtos que atendam às necessidades específicas de cada grupo, aumentando as chances de conversão.
Foco na Recompra: Após a primeira compra, mantenha o contato com o cliente, oferecendo novidades e ofertas alinhadas ao seu perfil. A recompra é essencial para manter a fidelidade.
Cupons de Desconto Agressivos: Atraia clientes antigos que não compraram recentemente com cupons de desconto atraentes. Mantenha a comunicação pós-venda para fortalecer o relacionamento.
Neste cenário em constante evolução, as empresas que adotam estratégias diferenciadas de comunicação e vendas via WhatsApp, posicionam-se de maneira vantajosa, garantindo não apenas transações comerciais bem-sucedidas, mas também a construção de relacionamentos duradouros com os consumidores.
Jakubowski acrescenta que, apesar da inteligência artificial e de tantas outras ferramentas facilitadoras, os clientes querem ser atendidos por pessoas quando se trata de WhatsApp, querem falar com alguém, obter opiniões. Esse é o perfil do consumidor que prefere atendimento humanizado pelo aplicativo e que efetivamente compra, se fideliza. “É o que chamo Concierge Commerce”, explica o especialista.
O especialista ainda compartilha sua expertise destacando que, nos últimos 12 meses, suas estratégias pelo WhatsApp contribuíram para mais de R$ 50 milhões em faturamento para os clientes por meio de mentorias, treinamentos e palestras.
Sobre Rafael Jakubowski: é master em marketing e gestão comercial pela Business School São Paulo e empresário com know-how de 15 anos com tecnologia e marketing estratégico para vendas online. Desde 2010 atua junto a empresas e pessoas com mentoria, palestras, treinamentos e cursos sobre vendas pela internet. Fundou uma das agências de marketing digital mais tradicionais do Brasil, a Sanders Digital, foi executivo de grandes empresas na área de Marketing & Vendas e, atualmente, presta consultoria como “CMO as a Service” e realiza treinamentos para equipes de vendas conquistarem alta performance em suas vendas pelo WhatsApp.