O Estado de Goiás é naturamelmente um estado com vocação para o agronegócio e conseguemente conserva suas tradições ligadas ao campo. Berço da música sertaneja, as festas agropecuárias e festivais gastronômicos são comuns e todo o estado de Goiás.
Embora o Pequi seja associado a culinária do goiano, a pamonha é sem dúvida muito mais apreciada e tradicional em Goiás.
A cidade de Jesúpolis é uma cidade conhecida por sua paixão pela pamonha. Recentemente foi oficialmente reconhecida como a Capital Goiana da Pamonhada. Esse título representa o reconhecimento do trabalho e dedicação dos jesupolinos em preservar essa tradicional iguaria da culinária goiana.
A conquista vem após o município bater o recorde mundial de maior pamonhada já realizada, que ocorreu em 2023 Com quase 20 mil pamonhas produzidas e servidas em um único evento, Jesúpolis mostrou sua capacidade de mobilização e união em torno dessa deliciosa especialidade. Para se ter uma ideia da gradiosidade do feito no ano passado foram colhidas aproximadamente 55 toneladas de milho que resultaram em quase 20 mil pamonhas.
O reconhecimento como Capital Goiana da Pamonhada foi fruto do Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Estadual Amilton Filho, que enxergou a importância dessa tradição gastronômica para a cidade e seus moradores. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás, e agora se torna lei, celebrando a memória e a história da Pamonhada em Jesúpolis.
Agora outra cidade goiana se propõe a bater esse recorde Mundial. A cidade de Itumbiara-GO, que fica no sul de Goiás, na divisa com Minas Gerais, distante 200 km da capital Goiânia promete bate o recorde mundial e fazer mais de 20 mil pamonha em um único dia no próximo dia 3 de fevereiro.
A ídeia é do deputado estadual Gugu Nader que tem se destacado em todo estado de Goiás por servir grande quantidade de refeições no que ele chama de Panelão do Gugu, onde a comida é feita na maior panela do mundo.
No último sábado o deputado realizou em um mesmo dia dois eventos onde serviu mais de 10 mil refeições em um único dia.
O evento de tentativa de quebra de recorde mundial de maior pamonhanda do mundo está chamando a atenção não só da população local, mas também de turistas e da imprensa em todo brasil que se mobiliza para acompanhar de perto este desafio. Bater o recorde da cidade de Jesupólis não é uma tarefa fácil, essa será uma missãoquase impossível, mas quando tem alguém que já serviu dez mil refeições feitas em uma única panela não se pode dúvidar. é ver pra crer.