A presença crescente da tecnologia na rotina da sociedade brasileira e no mundo tem desencadeado transformações em diversos aspectos, inclusive na cultura tradicional. Um dos desafios é equilibrar as inovações com a proteção cultural, já que as celebrações brasileiras têm passado por um processo de digitalização e adaptação à medida que tudo muda com base na influência do universo digital. Festas populares, como o Carnaval, por exemplo, agora encontram uma expressão on-line, com hashtags, transmissões ao vivo e interações nas redes sociais, se tornando elementos indispensáveis nos eventos.
Além disso, aplicativos e plataformas digitais possuem um papel importante ao documentar e divulgar práticas culturais que poderiam estar em risco de desaparecer ou com baixa audiência. Museus virtuais e iniciativas de realidade aumentada também já fazem parte do dia a dia de atrações e oferecem novas maneiras de explorar e consumir a cultura tradicional.
A música, profundamente enraizada na cultura brasileira, também está passando por transformações. De acordo com pesquisa de 2023 divulgada pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), o Brasil conta com mais de 20 milhões de assinantes em plataforma de streaming. A ascensão dessas plataformas e a internacionalização de gêneros musicais tradicionais, como o samba e o forró, desencadeiam uma fusão de influências, desafiando as fronteiras tradicionais.
Um dos lados positivos dos recursos digitais interativos é proporcionar experiências de aprendizado virtual de maneiras inovadoras, sendo possível conectar os mais jovens com as tradições. O resultado é uma conexão mais profundada entre as gerações.
“Em um momento em que a tecnologia se torna cada vez mais essencial na vida cotidiana, é fundamental monitorar e compreender o impacto dessa revolução nas tradições culturais brasileira. É importante equilibrar a inovação tecnológica com a preservação cultural para garantir que o Brasil continue prosperando culturalmente”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador da Beplauze.