O resultado mostra a satisfação dos colaboradores e reflete o resultado dos investimentos realizados em Ambiente de Trabalho, Segurança e Treinamento
A Reflorestar Soluções Florestais começa o ano superando a sua meta de satisfação na Pesquisa de Clima Organizacional, estimada em 80%. Realizada pelo segundo ano consecutivo, a empresa atinge 82,82% de satisfação entre os colaboradores, ultrapassando também a marca de 2022, que foi de 74,09%. Os quesitos “Ambiente de Trabalho”, “Segurança” e “Treinamento” foram os destaques apontados por mais de 80% do público interno que respondeu ao estudo. A Reflorestar é uma das poucas empresas prestadoras de serviços (EPS) florestais que faz essa avaliação anual com os colaboradores.
Nesta pesquisa, concluída no fim de 2023, o “Ambiente de Trabalho” chegou a 89,29%, um crescimento de 8,81 pontos percentuais, comparando-se com 2022. De acordo com o levantamento, os colaboradores gostam do ambiente oferecido pela companhia para realizar o trabalho, além de se sentirem muito à vontade para tirar dúvidas e sugerir ideias.
A “Segurança”, item que a Reflorestar sempre levou muito a sério e já era considerado seu ponto forte, cresceu ainda mais em 2023, chegando a 88,29%. A identificação de situações que podem ser melhoradas para evitar acidentes e a priorização da segurança pelos colaboradores mantiveram o item como uma das características da empresa.
Para o diretor florestal, Igor Dutra de Souza, a Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta importante para se compreender a dinâmica da empresa do ponto de vista dos colaboradores. “Por meio desse levantamento anual, conseguimos fazer um mapeamento da Reflorestar com o intuito de impulsionar melhorias que reverberem positivamente na motivação, produtividade e engajamento da nossa equipe”, explicou Souza.
Conquistas
Desde que começou a realizar a pesquisa, em 2022, a Reflorestar foi ajustando a rota para melhorar os pontos considerados mais fracos. Um deles era o de “Treinamento”. A empresa investiu em aprimoramento e capacitação de pessoal, tanto no quesito profissional quanto no de habilidades comportamentais. Um exemplo é o treinamento ICAP – Inteligência Comportamental Aplicada à Performance – que tem cerca de 130 participantes. Com isso, o item “Treinamento” saltou de 69,20% para 81,60%, uma diferença de 12,40 pontos percentuais.
Outro item de relevância foi o de “Feedback”. Anteriormente, com 60,66%, ele chegou aos 79,82%. A empresa passou a adotar os “Feedbacks semanais” e os retornos diários, quando necessários. Os encarregados conversam com os colaboradores sobre o desempenho e/ou comportamento, além de dar o devido reconhecimento pela qualidade do serviço e pelo trabalho realizado. A Reflorestar também homenageia a unidade que foi destaque no mês, como forma de incentivar o profissionalismo da equipe.
A “Comunicação” foi outro tópico trabalhado, depois do levantamento de 2022, ampliando a satisfação dos colaboradores para 75,71%, um aumento de 13,79 pontos percentuais. “Atualmente, os assuntos importantes e as mudanças que acontecem na Reflorestar são compartilhados com toda a equipe. Também dedicamos um momento em cada setor para tratar das questões de rotina e do alinhamento de demandas”, comentou o diretor florestal.
Sobre a Reflorestar
Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.
Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Em quase 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br