Você sabia que 65% das pessoas preferem receber promoções e interagir com as empresas por meio do WhatsApp do que por e-mail, SMS ou ligação. Esses dados são de um levantamento realizado pela Buen Fin 2023 da Meta, que mostram, ainda, 75% dos consumidores interessados em se comunicar com as marcas de maneira semelhante à qual falam com amigos e familiares, ou seja, por meio do aplicativo de mensagens.
Por isso, Rafael Jakubowski, especialista em gestão comercial pela Business School São Paulo, e especialista em vendas pelo WhatsApp, ressalta a importância de treinar as equipes de atendimento e fortalecer os processos de comunicação para que sejam diferenciados e eficientes. Segundo ele, o aplicativo de mensagens está presente em 99% dos celulares em todo o Brasil. “Ele é uma das mais potentes ferramentas de relacionamento e conversão de vendas, se utilizado com estratégia e segmentação pelas empresas”, acrescenta o executivo, que também é CEO da Sanders Digital e CMO as a Service em companhias, como: Energy Group e BN Engenharia.
Jakubowski explica que o WhatsApp pode potencializar o faturamento das empresas, especialmente em datas especiais para a economia, como o final do ano, se for utilizado apropriadamente. “Atua com mentoria, treinamentos e palestras para pequenas, médias e grandes companhias de diferentes segmentos e, somente nos últimos 12 meses, com adequações nos processos de abordagem, geramos mais de R$ 50 milhões em faturamento para os clientes através de estratégias pelo WhatsApp”, enfatiza o especialista em gestão comercial.
Na pesquisa divulgada pela Buen Fin 2023 da Meta, cerca de três em cada quatro pessoas acreditam que interagir com uma empresa por meio de aplicativos de mensagens contribui para a construção de relacionamento, e uma em cada três pessoas descobre novas marcas ou produtos por meio do WhatsApp.
Diante desse cenário, Jakubowski elenca três dicas infalíveis para começarem a ser aplicadas ainda neste final de ano, visando potencializar as vendas. São elas:
- O produto certo para as pessoas certas: não adianta enviar aquela mesma imagem de oferta para todos os clientes no WhatsApp! Divida os clientes por grupos, por exemplo: quem gostam de roupas da cor verde, aqueles que compraram bermudas, e assim por diante. Com isso, é possível oferecer um produto que se encaixe melhor nas necessidades daquele grupo de clientes, o que faz a conversão em vendas aumentar.
- Foque na recompra: conquistar um cliente é um desafio e muitas vezes o atendente acaba não dando atenção para a recompra desse cliente! Portanto, sempre que um cliente comprar, é estratégico criar uma rotina para abordá-lo com novidades e ofertas que combinem com o perfil dele.
- Crie um cupom de desconto mais agressivo para atrair clientes antigos que não compraram mais: estabeleça uma base de clientes, isso vale ouro. Quanto mais se aprende a vender para essa base, mais lucrativo o negócio fica. É importante criar um cupom de desconto com uma vantagem que realmente faça os clientes que não compraram mais sentirem vontade de consumir, aproveitar a oportunidade. Isso vai reaquecer a chama das vendas com esses perfis. Além disso, mantenha a comunicação com ele depois dessa venda, o atendimento pós-venda é fidelizador.