Com pilares na educação, tecnologia e solidariedade, Instituto Avivatec busca capacitar jovens para o mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida das comunidades
Com o compromisso em catalisar mudanças positivas para a sociedade, a Avivatec, que há 15 anos atua no cenário tecnológico e empresarial, reforça seu empenho em apoiar ações sociais em prol do desenvolvimento comunitário a partir do Instituto Avivatec. A iniciativa, que busca capacitar jovens para o mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida das comunidades, já apoiou mais de 5.000 famílias, distribuindo cerca de 20 mil kg de alimentos e incluindo mais de 500 crianças em programas de qualidade de vida, nutrição e educação.
Entre os principais pilares das atividades estão o suporte assistencial por meio de doações de refeições, cestas de alimentos, produtos de higiene, cobertores e acolhimento de dependentes químicos. Além disso, o programa oferece também cursos e workshops de qualificação profissional para jovens, apoia projetos de desenvolvimento comunitário e incentiva ainda a prática de esportes e cuidados com a saúde para crianças, jovens e idosos.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho, segundo o último relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2022, o Brasil registrou 21,1 milhões de pessoas em situação de fome, o que representa 9,9% da população. Além disso, cerca de 70,3 milhões de brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar, caracterizada como moderada ou severa.
“O Instituto Avivatec foi criado para que possamos retribuir e contribuir com uma sociedade mais solidária e transformar a vida de crianças, jovens e suas famílias, ajudando tanto em necessidades básicas de alimentação e saúde, mas principalmente na capacitação profissional de jovens para o mercado de trabalho. O papel da Avivatec neste processo é contribuir para a construção de uma vida e futuro melhor para essas pessoas”, destaca Marcelo Modesto, idealizador do projeto e fundador da Avivatec.
Impactando positivamente a vida de mais de 200 famílias a cada mês. As famílias que fazem parte do programa recebem não apenas alimentos e refeições, mas também assistência integral. Os jovens têm a oportunidade de revitalizar não somente sua autoestima e dignidade, mas também de conquistar plena autonomia e independência. Essa transformação é efetivada por meio do programa ministrado pelo instituto, que não se limita a simplesmente abrir portas para novas perspectivas no mercado de trabalho, mas também oferece alicerces para um futuro verdadeiramente promissor.
Olhando adiante, o Instituto Avivatec abraça planos ambiciosos. A instituição, que atua em parceria com outros projetos, como o Celeiro Vó Tunica, está determinada a estender seus programas de formação a jovens para diferentes localidades. Buscando democratizar o acesso à capacitação em tecnologia para um público ainda mais amplo, o projeto tem o propósito de restaurar a autoestima e dignidade de meninas que saíram do serviço de acolhimento, dando foco em autonomia e independência.
“O Instituto Avivatec é mais do que uma instituição – é um compromisso com a mudança, com o desenvolvimento e com a construção de um futuro melhor para todos. Com uma abordagem holística que engloba educação, tecnologia e solidariedade, nosso intuito é moldar uma sociedade mais inclusiva, consciente e resiliente”, conclui Marcelo.
Sobre a Avivatec
Há quase 15 anos no mercado, a Avivatec é uma consultoria de tecnologia e inovação com expertise em negócios. A empresa, que tem Marcelo Modesto como CEO e fundador, atua em três frentes: Segurança da Informação, Infraestrutura/Cloud e Projetos de Tecnologia, além de possuir a Avivalab, braço de inovação e o Instituto Avivatec. Hoje a companhia possui mais de 200 funcionários em seu escopo, sendo reconhecida como uma empresa GPTW.