Programas de podcast se consolidam como estratégia de comunicação do agronegócio para dialogar diretamente com o público
O Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo de acordo com estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. Consequentemente, a produção dessa mídia no país tem crescido no mesmo ritmo, e o levantamento Listen Notes coloca o Brasil como o segundo maior produtor no formato.
Essa expansão não passou despercebida pelo setor agro, que vem firmando cada vez mais sua reputação digital, demonstrando um crescimento anual de 14%, conforme apontado no relatório de tendências da Reptrak. Seja em função da transformação digital do campo ou da comunicação das boas práticas no setor, observa-se um aumento notável nos lançamentos de podcasts relacionados ao tema, como o Agro Jovem Podcast, Crônicas do Agro, Mulheres no Agro e o Vozes do Agro, do Senar FAEMG. Essas produções refletem a crescente relevância do podcast como uma plataforma de comunicação para o agronegócio.
Abaixo, Marcio Brant, CEO e fundador da Wepod, a maior produtora de podcasts corporativos do Brasil, traz 6 motivos para que o podcast se torne uma ferramenta estratégica de comunicação para empresas do setor:
1. Há muito conteúdo no agro
Com a quantidade de informação, congressos, lives e a vontade imensurável do público especializado de querer saber mais sobre o que acontece neste ecossistema, conclui-se que a comunidade do agro gera muito conteúdo que pode e deve ser discutido em uma infinidade de episódios em um programa de podcast.
2. Há muitas vozes no agro
Professores, tutores, mentores são na sua essência especialistas, e produtores rurais são um poço de muitas histórias, práticas e vivências ricas não só para aprendizagem, mas para o desenho do futuro. Ou seja, observa-se que muitos são os personagens com ensinamentos a serem transmitidos para a população do campo a cada episódio.
3. O áudio impulsiona a reputação digital
O podcast é o canal ideal para fazer um link entre uma comunidade com anseio de informação e personagens com histórias para compartilhar. O áudio, na sua essência, é a melhor ferramenta de disseminação da informação e o podcast se destaca por seu poder de conexão, além da possibilidade de ser ouvido em vários momentos e locais, enquanto realiza diversas atividades.
4. Criação de comunidade
Além dos personagens que fazem parte da produção do conteúdo, o podcast prospecta ouvintes fiéis e únicos que possuem interesse pelo setor agro, e que vão acompanhar episódio por episódio de forma recorrente.
5. Assuntos importantes geram engajamento imediato
Os podcasts do setor vão muito além das histórias de produtores rurais, oferecendo ao público atualizações sobre regulamentações, tendências e insights transformadores em diversas áreas do agro, como agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal, abordando desde tecnologia até inovações. É a plataforma ideal para compartilhar conhecimento e experiência.
Se você desejar explorar ainda mais esse tópico, o Marcio Brant está disponível para um papo sobre como o setor agro pode aproveitar plenamente o podcast como uma ferramenta eficaz de comunicação com o público especializado. O que acha da ideia?