A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional demonstra o quanto é fundamental o trabalho conjunto da escola e da família, em seu artigo segundo, quando afirma que: “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Entre os educadores, é consenso que a parceria entre escola e pais é um dos principais elementos para o sucesso da educação. Estudos mostram que famílias mais engajadas no ambiente escolar têm impacto positivo no desempenho dos estudantes, que tiram melhores notas. É o que mostra, por exemplo, relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um segundo estudo, do Centro Nacional para Conexão entre Famílias, Comunidades e Escolas, atesta que a performance dos alunos é sempre melhor quando há maior cooperação das famílias, independentemente da origem social dos estudantes.
“As escolas e famílias compartilham o sonho de que os alunos sejam indivíduos de valor para a sociedade”, disse Esther Carvalho, diretora do Colégio Rio Branco SP, durante painel da Educa Week, maior evento de educação da América Latina, que aconteceu no último dia 19, quinta-feira, em São Paulo.
Segundo a educadora, ações que agregam para esta integração são: convites às famílias para apresentações e eventos na escola (o que ajuda a criar uma relação saudável e ativa entre as duas partes), manter reuniões regulares de feedback com os pais e, ainda, praticar a escuta ativa, ou seja, ouvir em profundidade e com interesse genuíno o que os familiares têm a dizer.
Acima de tudo, diz a especialista, é preciso investir nesta relação, que deve ir muito além dos encontros para discussão de questões burocráticas, sendo extremamente importante que a escola esteja à disposição em horários acessíveis, demonstrando que está verdadeiramente aberta para o diálogo e para novas sugestões.
Além da presença de Esther Carvalho (diretora do Colégio Rio Branco SP), o painel sobre a parceria entre a escola e a família na Educa Week contou ainda com a participação de Dulcineia Marques (presidente do Colégio Galois), Suely Nercessian (diretora pedagógica do Colégio Vital Brazil), Marcelo Veraldi (diretor do Colégio Renascença) e Viviane Flores (diretora do colégio COMPA).