A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país, e o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, acabam de divulgar o estudo “Esporte e Felicidade”. O objetivo do material é compreender de forma mais profunda a relação entre os dois temas e verificar o papel dos exercícios físicos para além de promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima das pessoas.
Corridas curtas, corridas médias, meia maratona, maratona, caminhada, ciclismo, mountain bike, corrida em trilhas, triathlon, ultramaratona e travessia foram as modalidades analisadas. Mais de 9 mil atletas responderam à pesquisa e os ultramaratonistas se declararam os mais felizes. 81,5% deles se consideram “muito felizes” em relação à saúde conquistada com a prática do esporte. Na outra ponta, apenas 25,6% dos adeptos das caminhadas deram o mesmo retorno.
“Uma das grandes descobertas da pesquisa é sobre como os eventos esportivos são momentos memoráreis, inesquecíveis. Se emocionar é o gatilho, até ficar tenso faz parte disso. É quase uma experiência espiritual, que renova fé em si mesmo”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.
Para o diretor de marketing da Netshoes, Rafael Montalvão, os resultados mostram que há mais consciência sobre como a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde – tanto física quanto mental. “Fico bastante feliz, pois na Netshoes trabalhamos com o objetivo de fazer as pessoas se identificarem com alguma atividade física e perceber o quanto ela pode ser prazerosa e benéfica. Não é apenas sobre ter um corpo saudável, é também sobre elevar a qualidade de vida, incluindo a felicidade”.
Entre os entrevistados, 97,2% acreditam que o esporte tem um papel importante para a felicidade, além de promover saúde física e mental, e melhorar a autoestima das pessoas. Além desse dado, a pesquisa mostra que, na visão dos participantes, corpo e mente caminham lado a lado.
Confira abaixo alguns dos resultados:
Felicidade – Quando foram questionados sobre “o momento em que são felizes”, 60,8% responderam que na maior parte do tempo, enquanto 16,9% acreditam que sempre estão felizes.
Locais da felicidade – Entre os locais que os entrevistados se consideram felizes, 38,5% destacaram o trabalho, 47,6% as relações interpessoais e 46,2% a saúde.
Modalidade – Segundo os dados, a modalidade que mais proporciona felicidade para os atletas é a corrida, e 81,5% consideram a ultramaratona como a mais prazerosa.
Papel do Esporte – Sobre o papel do esporte para a felicidade, 97,2% concluíram que ele tem uma enorme importância na propagação desse sentimento em nossas vidas.
Benefícios – 68,8% acreditam que o esporte promove bem-estar e benefícios para saúde física, enquanto 64% destacaram os pontos positivos para saúde mental e autoestima.
Saúde mental – 98,5% consideram que o esporte tem um papel fundamental na nossa saúde mental.
Eventos esportivos – Na visão dos participantes, os eventos esportivos deixam as pessoas mais felizes. 51,2% ficam felizes antes das provas, enquanto a superação pessoal é o principal motivo pela felicidade dos atletas.
Marcas no evento – Para 57% dos entrevistados, a presença de grandes marcas envolvidas em eventos esportivos é sim um fator de felicidade. De acordo com a pesquisa, elas proporcionam momentos únicos e de emoção.
Sobre a Netshoes
A Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país e oferece um amplo portfólio de produtos e serviços. Além disso, acredita que o esporte é para todos e por isso tem comprometimento com o consumidor para proporcionar a melhor experiência de compra, entrega e qualidade dos produtos. A marca está no varejo digital há 22 anos e tem mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. A empresa também opera mais de 10 e-commerces no Brasil, como as lojas oficiais da NBA, NFL e Kappa, Rainha e Topper, além das lojas de clubes como ShopTimão, São Paulo Mania, Loja do Cruzeiro,InterShop, ShopVasco, Santos Store e Loja da Chape. Em 2019, a Netshoes passou a fazer parte do Magalu, reforçando o comprometimento da empresa com o consumidor e a visão de ser referência global em experiência de compra on-line por meio de inovação e conectividade em multiplataformas.