Imagine iniciar o processo de compra de um produto apenas escrevendo uma hashtag no Instagram de um artista ou de uma loja que vende esse item? Essa foi a aposta do cantor Gusttavo Lima, que lançou, em seu maior show, o Buteco Goiânia, uma nova fragrância da sua linha de perfumes, a “GL Embaixador Miami 305”, com foco em uma jornada inovadora de compras dentro do Instagram. A parceria para o desenvolvimento do contato inteligente foi realizada pelo Clube GL, marca de perfumes do Gusttavo Lima, com a Blip, empresa líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem. Com isso, o artista se torna o primeiro cantor a lançar um canal de vendas conversacional no Instagram.
Consumidores da linha de perfumes do cantor tiveram a chance de ter essa experiência única de compra, conhecida como Conversational Commerce. A modalidade permite que o consumidor tenha acesso ao catálogo dentro do próprio Instagram. No caso do contato inteligente para o lançamento do novo perfume do do Gusttavo Lima, os seguidores tiveram a opção de visualizar outros produtos da linha ofertados por meio de um catálogo que permitiu uma visualização dos itens de forma intuitiva.
Com a iniciativa, a qualquer momento o cliente pode entrar diretamente na DM do Clube GL no Instagram e efetuar a compra. Além disso, é possível comprar outros perfumes do catálogo.
De acordo com o monitoramento da Stilingue by Blip, a experiência gerou um sentimento positivo de 70% com a compra do perfume e um alcance potencial de mais de 340 mil seguidores.
O processo de compra começou com o engajamento dos fãs interessados em adquirir o perfume, que ao escreverem a hashtag #quero nos comentários dos posts sobre a fragrância no Instagram do Clube GL, seguiram esse processo de compra, sendo direcionados ao chat do aplicativo a fim de concluírem a compra do produto de forma automatizada, em conversa com um contato inteligente. Foi a primeira vez que esta jornada de compra foi construída no Instagram.