O final do ano é um momento de avaliação nas equipes empresariais e em todo o ambiente corporativo sobre as metas alcançadas e o que é necessário mudar e aperfeiçoar para os próximos 365 dias. Para que isso seja efetivo, ter um planejamento pode ser um diferencial para os líderes e gestores. Tanto que a pesquisa Panorama de Vendas, realizada pela RD Station, TOTVS, Rock Content e The News mostrou que a ausência deste instrumento fez com que 60% das empresas não atingissem as metas de vendas para o ano de 2021.
O planejamento empresarial é um documento norteador e definidor das ações de qualquer ambiente corporativo, ou mesmo das equipes dentro dessas instituições, conforme explica a mentora de líderes Carol Castro, que é criadora do método Líder HOP de desenvolvimento de times autogerenciáveis e com alta performance. “Sem esse documento, fica difícil atingir metas ou até mesmo defini-las. O líder e seu time passam a trabalhar no impulso, o que prejudica os resultados”, afirma.
A especialista alerta que o líder que não possui uma estratégia definida tem colaboradores sem entrega de resultados positivos. “O liderado é um espelho do que vem de cima. Se o gestor não dá o exemplo, o funcionário terá dificuldades para, por si só, definir planos e estratégias. É um efeito cascata de desorganização. Ainda que qualquer empresa tenha percalços e mudanças de prioridades, devido a questões internas e externas, quando existe um planejamento fica mais fácil lidar com alterações e imprevistos”, explica.
Carol Castro lista cinco dicas para líderes e gestores empresariais montarem um planejamento e iniciarem o ano com objetivos bem definidos. Confira!
1 – Avalie sua autoliderança
Antes de conversar com a equipe para definir as estratégias do ano que vem, o líder precisa reavaliar a sua gestão no ano que termina. Ou seja, é importante que ele perceba se foi capaz de gerir as próprias demandas ou mesmo tomar decisões sobre sua equipe. “A pessoa deve avaliar em que ela conseguiu se autoliderar, quais as demandas atingidas, aquelas que ficaram pelo caminho e as atitudes do gestor que podem ter influenciado neste processo. Não adianta alguém liderar uma equipe e não conseguir ser líder dela mesma”, diz a mentora.
2 – Realize feedback com os colaboradores
A cultura do feedback nas empresas é importante para que os líderes possam repassar pontos positivos ou negativos para os colaboradores. “O feedback é uma etapa necessária tanto para quem está à frente da equipe quanto para os liderados. Por isso, deve ser encarado como um presente, e o momento em que ele é feito precisa ser sempre programado e estar dentro da rotina de trabalho”, explica a especialista. No caso de um feedback no final de ano, Carol aponta que o gestor, após fazer uma autoavaliação, pode ver quais os alcances e as dificuldades de cada membro da equipe, para que a pessoa saiba quais são seus pontos de ajustes e as questões mais fortes em seu trabalho ao longo do ano.
Carol ainda pontua a importância da conversa ser praticada sem juízo de valor ou depreciação das atitudes dos colaboradores. “Apontar o que será abordado sem julgar a pessoa é importante para que ela não se sinta pressionada, ou mesmo veja o feedback como um momento ruim. O líder também precisa mostrar o que sente sobre determinadas questões do trabalho e projetar aquilo que é necessário dali em diante”, comenta.
3 – Faça uma reunião geral de planejamento
A próxima etapa é reunir a equipe para traçar as estratégias do ano que se inicia. “A participação de todos é importante, pois o time não é feito somente do líder, e todos podem contribuir com os rumos traçados”, afirma. O líder pode mostrar com números e indicadores nos quais a equipe ou empresa se encontra, quais as conquistas e desafios do ano que passou, e quais devem ser os rumos e os objetivos de 2024. Neste momento, Carol incentiva que o gestor pratique ou reforce a autogestão, ou seja, incentivar que os membros da equipe possam tomar decisões e conduzir os trabalhos sem a necessidade de ele estar 100% vigilante.
4 – Relembre visão, missão e valores da empresa
Seja para o planejamento ou mesmo para incentivar a autogestão da equipe para 2024, sempre é válido retomar pontos básicos da instituição, como missão, visão e valores. E não se trata apenas de explicar, mas também de traduzir esses elementos para os colaboradores caso seja necessário. “O empresário ou o líder de equipes muitas vezes quer que o colaborador tenha a mesma percepção dele sobre a empresa, mas isso não acontece sem muito trabalho, pois são pessoas diferentes, com visões de mundo diferentes. Questões como essas fazem parte do empreendedor pois foi ele quem teve a iniciativa de criar a empresa, algo que não faz parte da história dos colaboradores. Por isso a tradução desses elementos é necessária”, explica.
5 – Use ferramentas para traduzir o que você quer
Para que os colaboradores entendam e incorporem as questões fundamentais da empresa, em especial funcionários com pouco tempo de casa, o líder pode contar com ferramentas como análise swot (que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o trabalho); direcionamento de objetivos e tradução deles em metas quantitativas, periódicas e realistas; e os indicadores de produtividade, capacidade e qualidade. “Com isso, todos os integrantes do time poderão contribuir com ideias e metas para o melhor andamento da empresa na construção do planejamento do novo ano”, diz Carol.