Colocando em prática ações focadas em ESG, a multinacional de restaurantes corporativos e facilities pretende investir R$ 2,5 milhões na substituição dos copos plásticos em suas unidades. A campanha contempla a conscientização do uso de descartáveis
Cada vez mais responsável e comprometida com as práticas de ESG (Environmental, Social e Governance) e o impacto de suas operações ao meio ambiente, a Sapore vai trocar os copos descartáveis de uso único por reutilizáveis em centenas de unidades. Com isso, a empresa espera reduzir 190 toneladas de lixo descartável em 2024.
No primeiro semestre, 35% das unidades da Sapore irão receber copos reutilizáveis de policarbonato e de polipropileno, que tem durabilidade de até 5 anos. Os copos plásticos descartáveis, que podem levar até 400 anos para se decompor, são um dos itens mais encontrados em aterros sanitários e lixões do Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Além disso, o Fórum Econômico Mundial estima que hoje há mais de 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e que até 2050, este material vai superar o número de peixes.
Entre os benefícios gerados pela troca dos copos descartáveis de uso único nos restaurantes está a redução da emissão de gases de efeito estufa, diminuição de plásticos no meio ambiente, economia de recursos naturais na produção, como água e energia, além de ser um grande estímulo à economia circular. Com essa medida, a Sapore espera não apenas amenizar o seu impacto ao meio ambiente, mas também incentivar clientes e consumidores a um consumo cada vez mais consciente, refletido em ações cada vez mais focadas em sustentabilidade.
“A problemática do descarte inadequado de resíduos plásticos é uma questão global que impacta negativamente o meio ambiente e a qualidade de vida de todos nós. Ser ESG precisa estar nas atitudes e não só no discurso. Por isso, a Sapore está investindo, cada vez mais, na redução do seu impacto ambiental e fazendo o uso consciente do plástico. Todos ganham, nós pessoas, as empresas e o meio ambiente”, explicou Edna Correia, auditora interna da Sapore e especialista em ESG.
Até agora, a empresa investiu quase R$ 2,5 milhões em copos reutilizáveis, caixas monoblocos e carros seca copos, desenvolvidos pelo time de IOS (Inteligência Operacional Sapore) da empresa junto com os fornecedores, para garantir ergonomia, qualidade e o fluxo operacional, e que serão enviados para as unidades. Desde 2021, os potes de sopa e sobremesas também deixaram de ser descartáveis. Com essa troca, a empresa já reduziu aproximadamente 180 toneladas de resíduos plásticos.
“Os benefícios pela substituição de utensílios descartáveis por retornáveis são muitos para o meio ambiente e, consequentemente, para nós. A Sapore tem em seu DNA a inovação e, por isso, segue buscando soluções para reduzir o impacto ambiental de suas operações”, completou Vanessa Veloso, diretora executiva de Operações.
A campanha já foi implementada na Sede da companhia que removeu todos os descartáveis de uso único tanto do restaurante como da área administrativa e contempla também o desenvolvimento de materiais de conscientização que serão disponibilizados para os clientes e colaboradores. A Sapore reconhece seu papel na mudança e na conscientização de seus colaboradores e clientes.
Sobre a Sapore
A Sapore, fundada em 1992, é a primeira multinacional brasileira no segmento de Alimentação e Facilities. Com 1.400 unidades operacionais no Brasil e Colômbia, um time com mais de 18 mil colaboradores, abrangendo desde serviços de food service até soluções integradas de facilities. Com sua versatilidade atende uma vasta gama de clientes em diversos setores, incluindo Educação, Saúde, Bases Remotas, Eventos, Varejo e Corporativo. Esta abrangência demonstra a flexibilidade da empresa em adaptar-se às necessidades específicas de cada cliente. Além de consolidar sua oferta de Alimentação, a Sapore expandiu sua oferta de serviços para incluir facilities em todos os segmentos mencionados.
Um marco significativo nesta jornada de expansão foi o lançamento da Sapore INBox, uma linha de pratos prontos voltados para o consumidor do varejo, e a introdução de uma linha gourmet, fruto de uma parceria exclusiva com Alex Atala, renomado chef e considerado o oitavo melhor do mundo.