A Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realiza operação contra descarte irregular no município. Nesta sexta-feira (10/1), após denúncia via 153, agentes da GCM flagraram um suspeito descartando entulhos de construção na Praça Vereador Boaventura, no Setor Vila Nova.
Ao ser surpreendido pela GCM, o suspeito informou que iria recolher o material posteriormente, acionando um Disk Entulho particular. O homem foi autuado pela Amma e encaminhado pela GCM à Central de Flagrantes. A corporação pede que a população faça a sua parte, descartando os resíduos em locais adequados, além de contribuir com denúncias de descartes irregulares via 153.
A prática, além de representar danos ambientais e à saúde pública, é considerada crime ambiental, conforme art. 54 da Lei Nº 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
GCM em ação
Na última quarta-feira (8/1), a GCM em parceria com a Amma realizou ação que resultou na autuação de um suspeito que realizava o descarte de entulhos em uma área pública localizada no Parque Amazônia. O homem foi multado em R$ 5 mil e conduzido à Central de Flagrantes para autuação por crime ambiental.
Seguindo determinação do prefeito Sandro Mabel, a GCM tem intensificado o patrulhamento em todas as regiões da capital. “O descarte irregular representa um transtorno para a população, além de deixar a cidade suja e propensa à proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya”, aponta o presidente e comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Gustavo Toledo.
Fotos: GCM