O trabalho foi apresentado no Congresso ESMO 2023, promovido pela European Society of Medical Oncology (ESMO), em Madri.
Um estudo apresentado na sexta-feira (20) no Congresso Esmo 2023, em Madri, na Espanha, mostrou que uma combinação de medicamentos indicados para o tratamento de pacientes com câncer de mama luminal localizado de alto risco aumentou em 8.5 % a resposta patológica completa de pacientes com câncer de mama (ER+/HER2) na fase inicial da doença. Embora seja promissor, o estudo não mudará o tratamento, porque os médicos aguardam os dados de sobrevida das mulheres analisadas.
O Estudo Keynote 756 fase 3 revelou o desfecho primário da taxa de resposta patológica completa para o uso conjunto pré-cirúrgico de pembrolizumabe com quimioterapia, seguido de terapia endócrina e pembrolizumabe pós-cirúrgico no tratamento de câncer de mama (ER+/HER2) em estágio inicial. Segundo a médica Marcelle Lagdem, da Oncologia D’Or, este tipo de tumor afeta grande parte da população portadora de câncer de mama. “Em média 70% das mulheres serão diagnosticadas com receptor hormonal positivo e HER 2 negativo”, diz a oncologista. “O desfecho mostra que o uso da combinação da medicação pode levar à regressão por completo do tumor”, complementa. No estudo, 24.3 % das pacientes estudadas tiveram resposta patológica completa.
A diretora da Unidade Mamária do Centro Clínico Champalimaud, em Portugal, a médica oncologia Fátima Cardoso, que coordenou o estudo, fez a apresentação dos resultados no ESMO 2023. O Keynote-756 fase 3 é um estudo randomizado, duplo-cego, realizado em 1.240 pacientes de 24 países incluindo o Brasil.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em onze estados brasileiros e Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar, não apenas serviços integrados e assistência ao paciente com câncer com elevados padrões de excelência médica, mas um ambiente de suporte humanizado e acolhimento. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma rede de mais de 55 clínicas, tem em seu corpo clínico mais de 500 médicos especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia e equipes multidisciplinares que trabalham em estreita parceria com o corpo clínico da maioria dos mais de 75 hospitais da Rede D’Or. Além disso, a presença das clínicas da Oncologia D’Or em mais de 20 hospitais da Rede, abrange a área de atuação em toda a linha de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico, mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.