Cerca 218 mil profissionais atuam na área de arquitetura e urbanismo no Brasil, para atender a demanda, softwares facilitadores são utilizados
O processo de criação de um projeto de designer de interiores ou de um arquiteto pode parecer difícil a um olhar leigo; o consumidor tende a enxergar apenas a etapa final, de entrega do projeto e instalações dos móveis ou preparação de um ambiente.
No entanto, cada detalhe é singular em suas escolhas, sendo necessário um olhar técnico e criterioso do profissional projetista que está idealizando e criando formas no projeto. As etapas necessitam de medidas, cálculos, escolha de composição de cores e objetos.
Mas, além do passo a passo humano, a tecnologia está presente no desenvolvimento de um projeto. Softwares calculam, exemplificam, concatenam e traduzem a imagem idealizada na mente do profissional para o mundo real.
De acordo com os números do CAU/23 (Censo de arquitetos e urbanistas), o Brasil possui cerca de 218 mil profissionais da área. O número equivale a aproximadamente um arquiteto para cada mil brasileiros. Para atender a demanda, os softwares auxiliam cada passo dos especialistas.
Softwares que auxiliam o processo do projeto
Em linha com as necessidades do mercado, a Promob, empresa brasileira de tecnologia para o setor moveleiro, pertencente ao grupo Cyncly, maior conglomerado de desenvolvedoras de software para moveleiros do mundo, desenvolve sistemas específicos para cada etapa do processo de criação de um projeto, indo da captação do cliente a entrega final.
“Nosso software Promob Plus Professionals entrega projetos renderizados, documentação técnica, gestão de clientes e projetos, realidade virtual e outras facilidades. Com a solução, o atendimento da demanda do cliente passa a ser rápido e muito mais interativo”, comenta Jaqueline Maraschin, diretora de marketing da Promob.
Dentro do programa, existem interfaces que podem oferecer para arquitetos e designers uma criação facilitada de armários de cozinha e outros dormitórios, parametrização de acordo com o método construtivo, geração de listas de placas e módulos, renderização em 360 graus, entre outros recursos.
A tecnologia catalisa processos e agrega performance num trabalho de arquitetura e designer de interiores , tornando-se colaborativo entre a expertise do profissional e a qualidade do software especializado.