Só em 2024, o Brasil já registrou mais de 1,3 milhão de casos de Dengue e o número de mortes causadas pela doença se aproxima dos 400. Além disso, a média de quase 8 mil casos graves destaca um sinal de alerta: quantos tipos de Dengue existem e quais os seus sintomas?
De acordo com o médico de família e da comunidade da Alice e preceptor da Faculdade Israelita Albert Einstein, Michel Duailibi, formado em pesquisa clínica e educação médica pela Harvard Medical Education, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, existem quatro subtipos de Dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV4. O DENV-1 é o mais popular no Brasil e o que mais afeta a população, mas o DENV-3 é o que apresenta maior risco e traz consequências mais graves.
“A febre alta é o principal sintoma, que normalmente vem acompanhada por outros, como dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de fraqueza, perda de peso e vômitos. Sintomas como dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, sangramentos de mucosas e manchas pelo corpo estão relacionados à forma mais grave da doença”, explica Duailibi.