Após consolidação da vitória com 55,53% dos votos válidos, o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), declarou durante a primeira entrevista coletiva após o resultado das eleições, neste domingo (27/10), que o trabalho para recuperar Goiânia começa imediatamente. “Nós temos credibilidade perante as pessoas e o endosso do governador Caiado. Temos a certeza de que colocaremos Goiânia para funcionar rápido”, afirmou ao reforçar o compromisso de agir com responsabilidade na condução da administração municipal. Fred Rodrigues (PL) obteve 44,47%.
Experiente e com olhar para o futuro, Mabel comprovou a viabilidade do trabalho para retomar, com urgência, a funcionalidade de serviços básicos em Goiânia. A gestão de impacto nos 100 primeiros dias, defendida pelo candidato, levou esperança para os eleitores que abraçaram a campanha. “Nós vamos fazer uma mudança administrativa substancial. Vamos começar a trabalhar logo amanhã. Passou a eleição, agora é hora de fazer gestão”, salientou ao citar que vai buscar equilíbrio na área de saúde, intensificar a limpeza urbana e atuar pessoalmente na gestão do Imas e Comurg.
Mabel expressou sentimento de gratidão à população de Goiânia que confiou a ele aquela que classificou como a sua “maior missão da minha vida”. “Quero agradecer a todos os goianienses que acreditaram no nosso projeto. Viram que Goiânia precisa realmente de um gestor”, afirmou o prefeito eleito com 353.518 votos. Ele enfatizou que vai estabelecer uma política de controle das contas públicas para superar o desafio em torno do orçamento, com previsão de déficit de R$ 1,5 bilhão na receita municipal. Também defendeu assegurar melhorias em áreas como educação, segurança, geração de emprego e renda.
A virada demonstrou que Sandro Mabel conseguiu reverter o cenário do primeiro turno, conforme indicavam as projeções das pesquisas eleitorais. O prefeito eleito não somente soube se conectar às necessidades da população da capital, como deteve habilidade para estabelecer diálogo e buscar soluções junto a outros poderes e municípios vizinhos. “Já falei com vereadores. No dia 2 de janeiro, nós temos um pacote de medidas a serem votadas pela Câmara Municipal, matérias importantes para acertar Goiânia e colocar para funcionar”, pontuou.
Mabel se apresentou à cidade como gestor que, ao longo de 52 anos de carreira, constituiu um dos maiores grupos industriais da América Latina e consolidou vida pública com cinco mandatos, sendo um de deputado estadual entre 1991 e 1995; e quatro de deputado federal entre 1995 a 2015. Sempre atento ao desenvolvimento de Goiás, levou sua expertise para a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), onde transformou a aplicação de recursos e viabilizou investimentos inéditos.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve lado a lado com Mabel durante o processo eleitoral e celebrou a conquista. “Não tem atestado maior do que esse. Nós mostramos que, quando se tem trabalho, o povo sabe reconhecer nas urnas”, enalteceu. O líder do executivo estadual conduziu Mabel pessoalmente ao pleito eleitoral, quando o convidou para retomar à vida pública após um hiato de cerca de dez anos.
A eleição também coloca fim na sequência de 36 anos sem vitória de um prefeito da base governista na capital. “Eu faço política aglutinando as forças e trazendo condições para que o projeto vá adiante”, acrescentou Caiado ao mencionar que o resultado em Goiânia e região Metropolitana mostra conversão de diálogo e articulação política em voto.