Educador financeiro do Sicoob ressalta a importância da conscientização para fugir de ciladas e realizar compras conscientes
O fim de ano chegou e, com ele, um período de maiores gastos por parte dos consumidores brasileiros. Seja para fazer uma Ceia, presentear amigos e parentes ou elaborar uma festa de virada de ano, é inegável que o bolso acaba sofrendo um pouco mais em dezembro.
Mesmo com o “dinheiro extra” do 13º salário na conta, é preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para não cair em uma grande cilada neste mês: o endividamento. “Muita gente já gastou mais do que deveria na Black Friday, utilizando cartão de crédito, por exemplo. É preciso estar atento para evitar problemas quando a fatura chegar”, diz Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob.
Planejar antes de se aventurar nas compras de fim de ano é uma estratégia inteligente que pode fazer toda a diferença no bolso e na satisfação do consumidor. É importante ter limites para evitar impulsos desnecessários e garantir que as compras se alinhem ao orçamento familiar.
Uma dica do educador é identificar previamente suas reais necessidades, estabelecer prioridades e pesquisar preços, permitindo que aproveitem verdadeiramente as ofertas sem cair em armadilhas consumistas. “Existem ferramentas que acompanham preços durante meses, possibilitando, assim, verificar se essa é a melhor hora para comprar determinado produto”.
O melhor caminho é colocar na ponta do lápis o quanto se está disposto a gastar com as compras. Outra dica é ter clareza sobre a soma de parcelas na fatura do cartão. “Muitas vezes a gente se engana e pensa ‘é só 10x de R$ 10’, por exemplo. Mas somando esses R$ 10 com outros gastos que você teve ao longo do ano, essa fatura pode acabar estourando o orçamento e isso é péssimo para os próximos meses. É crucial evitar que a fatura do cartão de crédito comprometa as finanças futuras com parcelamentos”, afirma.
Nesse sentido, frear a empolgação é um ótimo primeiro passo. “Costumo dizer que o consumidor tem que se atentar se realmente necessita daquele produto. Comprar um smartphone novo, um eletrodoméstico mais moderno, uma televisão… tudo isso é muito fácil, mas você realmente precisa daquilo e se planejou para esse momento?”, pergunta.
O educador também ressalta que é preciso estar atento para não cair em pegadinhas, como o aumento temporário de preços pouco antes dos festejos de fim de ano, seguido por uma suposta redução que sugere um desconto expressivo.
Para quem já tem a programação de fim de ano, vale antecipar presentes que porventura serão oferecidos aos familiares e amigos no começo do mês. “É uma excelente oportunidade de evitar gastos maiores nas proximidades do Natal, por exemplo”.
Atenção aos golpes na internet!
Nesse período, ressalta o Sicoob, os cibercriminosos ficam ainda mais alvoroçados, buscando enganar consumidores desavisados. Os golpes estão cada vez mais engenhosos e os criminosos utilizam da “lábia” para enganar os compradores.
Prestar atenção na URL do site em que está comprando o produto, desconfiar de valores muito baixos e não clicar em links repassados por mensageiros são algumas dicas para evitar ciladas nesse período.
Consultoria financeira gratuita
Para ter mais dicas de como não gastar muito e fugir de problemas no fim de ano, agende uma conversa com orientador financeiro das Clínicas Financeiras do Sicoob aqui. É simples, rápido e gratuito! “Não precisa ser cooperado do Sicoob, é um serviço pra a população em geral”, finaliza Trigueiro.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens |
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 338 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse aqui para mais informações.