A região Centro-Oeste do País se torna cada vez mais um dos principais alvos para a expansão de grandes redes do varejo e da indústria de saúde, beleza e bem-estar. Com know how comprovado, a Ativa Logística, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, acaba de inaugurar um novo centro de distribuição em Goiânia (GO). O novo espaço conta com 3.200 metros quadrados, 7 docas e 680 posições porta-paletes. Hoje, a Ativa Logística conta com uma frota de 1.200 veículos, 23 unidades no território nacional e responsável pela média anual de 670 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
Segundo Ricardo Navarro, diretor comercial da Ativa Logística, muitas empresas que já operam com a companhia, e até mesmo potenciais clientes, apontaram que é fundamental para a região contar com um espaço físico da Ativa Logística. “Apesar da alta demanda na região Centro-Oeste, falta parceiro especializado com controle de temperatura para a armazenagem e transporte de medicamentos nos modais aéreo e rodoviário”, comenta o diretor.
O gerente da filial Goiânia, Antonio Marim, explica que a região é estratégica para a indústria de saúde, beleza e bem-estar que gradativamente tem aumentado a demanda por distribuição de produtos no estado e para outras cidades do entorno. “O principal diferencial é a disponibilidade de uma área climatizada, com estrutura mantida por um farmacêutico responsável, dotada de controle e monitoramento constantes de temperatura para a armazenagem de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020 da Anvisa”, destaca ele.
Logística climatizada para o canal farma
A unidade da Ativa Logística em Goiânia está localizada no Condomínio Logístico Log, BR-153, KM 5,5 – Fazenda Retiro. Oferece todos os serviços de transporte rodoviário e aéreo, armazenagem, manuseio, nacionalização de produtos, estrutura completa de segurança, conferência eletrônica, rastreamento e monitoramento de temperatura controlada (15 a 25 graus).
O principal diferencial é a disponibilidade de uma área climatizada, com estrutura mantida por um farmacêutico responsável, dotada de controle e monitoramento constantes de temperatura para a armazenagem de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020.
Antonio Marim destaca também que todas as operações são monitoradas pela Torre de Controle da Ativa Logística, departamento que faz a integração de todas as tecnologias implantadas pela empresa nos últimos anos. “O setor centraliza todos os dados das operações da filial em tempo real e permite a interpretação rápida dos indicadores gerados pela operação para uma possível tomada de decisão de forma ágil e até preventiva. Com isso, conquistamos um forte diferencial competitivo para atingir os níveis de excelência nas operações logísticas que são exigidos pelas maiores companhias dos segmentos farma e cosméticos”, comenta o gerente regional.
INICIATIVAS ESG
Hoje, a Ativa Logística conta com 23 projetos que atendem ao conceito ESG (sigla em inglês para Environmental, Social e Governance) e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Exemplos destas iniciativas são: frota elétrica, participações em programas e ações sociais, instalação de painéis solares nos veículos e o robusto programa de reciclagem.
SOBRE A ATIVA LOGÍSTICA – Com 27 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e atende integralmente a todas as normas e resoluções da ANVISA para a armazenagem e o transporte de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020 e RDC 653/2022.
Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express. Nos últimos anos, a sua qualidade e experiência no transporte de medicamentos, correlatos e produtos de higiene e beleza e saúde foram comprovados através de quase 90 prêmios concedidos pelas empresas Flora, Eurofarma, FQM, Hypera Pharma, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Sindusfarma.